O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), já desembarcou na Ásia, liderando a missão oficial do Congresso Nacional a Singapura. A delegação é formada por 12 deputados e 1 senador, de 10 diferentes partidos, representantes da sociedade civil e de organizações do Conselho Consultivo da FPME. O objetivo é conhecer de perto o modelo educacional do país asiático, considerado referência mundial em qualidade e equidade no ensino, e trazer contribuições para a formulação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que irá nortear as políticas educacionais brasileiras no período de 2025 a 2035.

No primeiro dia de atividades, a comissão foi recebida por representantes do ministério da educação de Singapura e em pauta esteve a progressão continuada, modelo pedagógico que visa evitar a reprovação anual do aluno no ensino fundamental, garantindo sua progressão para a série seguinte, mesmo que com dificuldades em alguns conteúdos. O deputado alagoano, destacou a importância de observar como Singapura aplica esse modelo de forma eficaz, garantindo acompanhamento pedagógico constante e atenção especial aos alunos que enfrentam maiores dificuldades no desempenho escolar.

“Singapura é hoje líder mundial em políticas educacionais eficazes. Estamos aqui para aprender com a experiência deles, entender como aplicam avaliação contínua e estratégias inclusivas, e pensar em como adaptar essas práticas à realidade brasileira. Nosso desafio é garantir que o novo PNE seja ousado, mas também realista, e que coloque os estudantes em primeiro lugar. Não é reprovando os alunos com dificuldade de aprendizado que vamos avançar na educação”, afirmou Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação.

A missão a Singapura ocorre em um momento decisivo para os rumos da educação no Brasil. O debate do PNE 2025-2035 definirá as metas e estratégias nacionais para reduzir desigualdades, ampliar o acesso e garantir qualidade no ensino em todos os níveis. A iniciativa reforça o caráter suprapartidário e colaborativo do grupo, que busca identificar boas práticas internacionais capazes de inspirar soluções concretas para os desafios da educação brasileira.