O PT quer a vaga, mas tudo passa pelo crivo do ministro Renan Filho, que deve ser o candidato ao governo

Na conjuntura do poder em Alagoas, o Partido dos Trabalhadores (PT) sonhou e tentou indicar o candidato a vice-governador de Paulo Dantas na eleição anterior.

O nome indicado pelo deputado Paulão foi o do desembargador Tutmés Airan, que logo foi aceito por Dantas e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor Só que a cúpula do MDB não aceitou.

Agora para as eleições de 2026, o deputado Ronaldo Medeiros, presidente eleito do diretório estadual do PT, encampa a mesma empreitada para que o partido finque os pés dentro do Palácio Zumbi dos Palmares de forma mais abrangente.

Pode dar certo. Afinal, o deputado tem amplas relações com a cúpula emedebista. Mas, sabe também que não é fácil porque há interesses de todas as partes. Contudo, sendo o PT o partido do presidente Lula, o pleito partidário supostamente fica fortalecido.

Mas, hoje há sinais claros de que o MDB trabalha para ter um vice de Arapiraca. E não é qualquer um. Trata-se do deputado estadual Ricardo Nezinho Pereira.

Além de ser um político da legenda emedebista, ele é também da segunda maior cidade do Estado e amigo de Marcelo Victor. Com isso, a direção do MDB tenta conciliar o fato de o presidente da Assembleia ter falado primeiro em Bruno Toledo, nome já vetado pelo comando do MDB.

Na verdade, esses são os bastidores que fluem na direção do entendimento de quem será quem no processo eleitoral. Afinal, trata-se de um jogo em que nada é certo como dois e dois são quatro.

Mas, discussão envolvendo Arapiraca passa também pelo prefeito Luciano Barbosa, que já não é mais o mesmo irmão fraterno de Ricardo Nezinho.

Enfim, há muito tempo para conversas sobre todos os nomes e partidos. Mas, em tudo, o ministro Renan Filho terá que dizer sim; de acordo.