O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) multou o CRB em R$ 60 mil por cânticos homofóbicos entoados por parte da torcida na vitória sobre o Santos, no Estádio Rei Pelé, pela Copa do Brasil. A decisão foi tomada pela Terceira Comissão Disciplinar nesta quinta-feira (14) e ainda cabe recurso.

O árbitro registrou na súmula que, após o fim do jogo e durante a comemoração da torcida do CRB pela classificação às oitavas de final, houve cânticos homofóbicos direcionados ao jogador Neymar. Um cartaz com conteúdo ofensivo também foi exibido na arquibancada, e a torcida entoou em coro a frase: “Neymar seu v*******, o CRB vai comer o seu c******”.

No mesmo julgamento, o CRB foi absolvido da acusação de invasão de campo — um torcedor entrou no gramado, mas foi contido pela polícia. Já o Santos foi punido com multa de R$ 3 mil por atrasar a entrada em campo, o que atrasou o início da partida em três minutos.

Os auditores destacaram a gravidade da conduta da torcida regatiana e lembraram que o Supremo Tribunal Federal equipara a homofobia ao crime de racismo. A presidente da Comissão, Adriene Hassen, defendeu ainda a perda de um mando de campo para o CRB, além da multa, como forma de coibir novos episódios.

A decisão é de primeira instância e pode ser revertida pelo Pleno do STJD.

 

*Com informações da assessoria do STJD