Vereadores da Câmara de Maceió e importantes gestores da prefeitura espalham que o prefeito JHC (PL) será candidato a governador e vai apoiar Arthur Lira (PP-AL) para o Senado.
E que o prefeito vai tocar a vida política depois que a sua tia, a procuradora Marluce Caldas, tiver a sua indicação para o STJ aprovada pelos senadores.
Nesse novo desenho difundido, o objetivo também seria reeleger o senador Renan Calheiros (MDB-AL) sem indicação de um segundo candidato ao Senado.
Quanto ao senador e ministro dos Transportes Renan Filho, continuaria em Brasília. E em 2030, disputaria a reeleição junto com - se eleito em 2026 - o governador JHC.
Contam ainda que ficar sem a cadeira de governador não enfraqueceria Renan Filho. A derrota de seu pai, Renan Calheiros, é que os diminuiria politicamente.
O governador Paulo Dantas (MDB) e Marcelo Victor (MDB), presidente da Assembleia, indicariam o vice do atual prefeito. Mas teriam que ser convencidos, algo que, dizem, rejeitam.
Nesse cenário, dizem que os dois ameaçam romper se Renan Filho não disputar o governo. E ainda lançariam Paulo Dantas candidato ao Senado, já que aparece muito bem nas pesquisas.
As versões dos dois grupos são diferentes. O que sabíamos até agora era que JHC não seria candidato a cargo algum em 2026, o tal do “acordão de Brasília”.
Mas a política muda como as nuvens: "Uma hora estão de um jeito; instantes depois estão de outro".
Após a conclusão do caso Marluce Caldas no Senado a verdade deverá começar a se revelar.