Com bola, rede e disciplina, alunos da rede pública municipal de ensino estão transformando as tardes em quadras de aprendizado e inclusão. O projeto Contraturno Campeão, lançado oficialmente em julho, alcança mais de 240 estudantes de duas escolas municipais no bairro do Jacintinho.
A previsão é de que quase mil crianças de unidades de ensino de toda Maceió sejam beneficiadas pela iniciativa, fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Esporte (Semesp), ainda nos próximos meses.
As aulas de futebol, vôlei, handebol e basquete levam mais do que atividade física. Também ajudam na autoestima, rotina e novas perspectivas. Jandelúcia Cândido, mãe do estudante Davi Gabriel Cândido, que estuda o 4º ano na Escola Municipal Arnon Afonso Farias De Melo, acredita que a prática esportiva trará grandes benefícios ao seu filho.

Jandelúcia e o filho, Davi Gabriel. Foto: Carol Cordeiro/ Ascom Semed
“Espero que seja um projeto duradouro, que traga desenvolvimento social e físico para ele. Espero que siga por muito tempo, porque é de muita importância. Às vezes, as crianças na parte da manhã ficam em casa, ansiosas no celular, e isso vai trazer outras formas para ele interagir, ter o seu desenvolvimento através do esporte”, avaliou.
Jandelúcia compartilhou que o filho, Davi, também estava ansioso para o início das aulas. Ele disse que, quando soube do projeto, logo ficou animado para jogar futebol, sua modalidade esportiva favorita.
Despertando o interesse
A coordenadora de Educação Integral da Semed, Claudiane Pimentel, compartilhou que o Contraturno Campeão é um projeto bastante significativo, porque visa dinamizar o campo do esporte e as aulas de Educação Integral nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Coordenadora de Educação Integral da Semed, Claudiane Pimentel. Foto: Carol Cordeiro/ Ascom Semed
“Esse projeto visa atender aos estudantes das escolas de Educação Integral de Maceió. Aqui da região, são contemplada as escolas Arnon de Melo, no Jacintinho, com estudantes do 4º ao 8º anos, e a Escola Padre Pinho, da Cruz das Almas, com estudantes do 6º ao 9º anos”, explicou, pontuando que escolas do Trapiche da Barra também serão incluídas no projeto.
Claudiane reforça que a iniciação esportiva tem como principal objetivo tirar os jovens das ruas, da vulnerabilidade social e também fazer com que eles descubram novos talentos no esporte.
“Esses são alguns dos objetivos primordiais da Educação Integral: a formação de sujeito e a transformação de vidas. E o esporte é o que realmente atrai o estudante. É o que realmente possibilita e potencializa a aprendizagem”, afirmou.
A coordenadora acrescenta, ainda, que o tempo integral da Semed, além do esporte, conta com apoio pedagógico em arte, cultura, educação ambiental e Direitos Humanos, oferecendo uma ampla formação cidadã aos estudantes.

Alessandra Viana de Oliveira é diretora da Escola Municipal Arnon Melo. Foto: Carol Cordeiro/ Ascom Semed
Novas habilidades
Alessandra Viana de Oliveira, diretora da Escola Municipal Arnon Melo, conta que para a comunidade escolar, o Contraturno Campeão é uma grande vitória.
“É uma realização estarmos iniciando esse projeto aqui no Ginásio Arivaldo Maia, porque nós sabemos a importância que tem o esporte no desenvolvimento integral dos adolescentes e das crianças. No dia de hoje, nosso coração está muito alegre. Esperamos que essa parceria perdure durante muito tempo”, compartilhou a diretora.
Aneli Cavalcante, mãe das alunas Izabelly, do 4º ano, e Yasmin, do 3º ano, também compartilhou sua felicidade em ver as filhas tendo sua iniciação esportiva, porque está esperançosa de que muitas habilidades serão desenvolvidas no contraturno escolar.
“Estou muito feliz e as meninas também gostaram de participar. É uma oportunidade única tanto para o desenvolvimento dos alunos do colégio, quanto para o desenvolvimento físico e emocional das crianças”, avaliou.

Aneli Cavalcante e as filhas, Izabelly e Yasmin. Foto: Carol Cordeiro/ Ascom Semed
Izabelly disse que já gostava da prática esportiva, mas que ficou ainda mais feliz quando soube do projeto. “Quando me disseram que ia ter um lugar de esporte, eu achei muito legal, porque é muito bom fazer esporte, nos traz vários benefícios”, revelou.