Prometido pelo governo do estado desde 2018, o Ronda no Bairro segue sem sair do papel em Arapiraca. Em 2024, a então titular da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Paloma Tojal, assegurou que até julho deste ano o programa seria instalado em Arapiraca. No entanto, na última sexta, 1º de agosto, o equipamento de segurança foi instalado na Praia do Francês, enquanto o projeto na segunda maior cidade de Alagoas continua esquecido.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Seprev, na última quarta-feira (30) e foi informada que não existe qualquer previsão para inauguração do programa em Arapiraca. O site Alagoas na Mídia solicitou uma nota oficial da secretaria sobre o assunto, mas não recebeu qualquer resposta até o fechamento da reportagem.
O Ronda no Bairro teve início em 2018 com a proposta de policiamento de proximidade, aliando patrulhamento preventivo, mediação de conflitos, abordagem social e requalificação de espaços públicos. De acordo com o atual secretário da Seprev, Ricardo Dória, "é um dos programas mais bem avaliados do Estado, com impacto comprovado na redução da criminalidade", afirmou em matéria institucional sobre a instalação do programa na Praia do Francês.
Ainda em 2018, os vereadores por Arapiraca Léo Saturnino e Fábio Henrique, atendendo ao apelo da classe empresarial, solicitaram ao então governador Renan Filho a ampliação do programa para o município. Na época, se falava que Arapiraca seria a primeira cidade do interior a receber o programa. Mas o vereador Fábio Henrique faleceu em 2023 sem ver sua solicitação ser atendida.
Naquele período, a base do programa Ronda no Bairro já havia sido totalmente reformada. O imóvel no bairro Itapoã, que no passado funcionou como sede da SMTT, passou por uma grande obra para poder abrigar também a Rede Acolhe e a Casa de Direitos. O Estado também divulgou edital para seleção para militares da reserva, que iriam chefiar as equipes de agentes. Não há informações se a seleção chegou a acontecer de fato.
A última vez que o governador falou sobre o Ronda no Bairro em Arapiraca foi um ano atrás, durante coletiva convocada por Paulo Dantas para apresentar as estatísticas da segurança pública. Ao ser questionado sobre quando o programa seria finalmente tirado do papel na Capital do Agreste, ele passou a palavra para a então secretária da pasta, Paloma Tojal, que assegurou a inauguração aconteceria, no máximo, em julho de 2025.
O prazo era considerado longo pelos empresários da cidade que solicitaram urgência na instalação do serviço diretamente ao governador em exercício, Ronaldo Lessa, durante uma visita dele à cidade, em novembro de 2024.
O programa nem foi instalado com a urgência necessária e nem no prazo máximo assegurado pela antiga gestora da pasta. Apesar de o assunto ter praticamente desaparecido do debate político local, embora a promessa ainda esteja viva para a população de Arapiraca, que acredita que o serviço pode contribuir para a redução de delitos no centro da cidade e a melhorar a sensação de segurança.
Nenhuma nova declaração à respeito foi feita pelo governador Paulo Dantas ou pelo atual secretário Ricardo Dória, que vem priorizando na expansão para outras áreas do estado.