Evento já tradicional na cidade de Batalha acontecerá em setembro e traz edição do Café com Cooperativist
Mais uma edição da Expo Bacia Leiteira está confirmada. O evento – uma parceria entre a Secretaria do Estado de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri-AL), a Prefeitura de Batalha e da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) - já é tradicional na cidade de Batalha, agreste de Alagoas, e acontecerá no Parque Mair Amaral entre os dias 10 e14 de setembro de 2025. Com vasta programação, a exposição se consolidou como a maior feira do leite do Nordeste e é um grande centro de negócios, conhecimento e valorização da pecuária leiteira, reunindo criadores, técnicos, pesquisadores, agroindústrias, cooperativas e milhares de visitantes.
Durante cinco dias, o Parque Mair Amaral será palco de palestras técnicas e minicursos que serão ministrados por professores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL – Campus Batalha) com temas que abordam demandas práticas da produção leiteira. Além disso, haverá a realização de oficinas práticas, torneio leiteiro e julgamento de animais, entre outros destaques. O evento contará também com mesas de negócios e exposição de animais, rodadas de crédito e financiamentos. A programação ainda inclui homenagens a produtores e lideranças do setor, com forte presença da agricultura familiar e das cooperativas.
Um dos grandes destaques é o Café com Cooperativista, um espaço de escuta e acolhimento para as cooperativas rurais, produtores familiares e agentes públicos, que vão se reunir para compartilhar experiências e discutir os desafios diários da produção. O evento também contará com o bate-papo “De Cooperativa Para Cooperativa”, uma roda de conversa que conecta dirigentes, técnicos e cooperados de diferentes regiões para apresentar modelos de gestão, estratégias de comunicação, soluções de logística e boas práticas em assistência técnica e extensão rural.
Com tradição, compromisso e participação, a Expo Bacia Leiteira atingirá o seu objetivo de fortalecer a produção leiteira do Nordeste, principalmente no estado de Alagoas, destacando a força da agricultura familiar em todo o processo e valorizando ainda mais a presença do pequeno produtor de leite alagoano.