Com força política consolidada e segundo colégio eleitoral do Estado, Arapiraca ficou fora do acordão, e não terá nomes na disputa para o Governo do Estado e para o Senado.
Uma das principais lideranças políticas com raízes em em Arapiraca, o ex-senador Rodrigo Cunha, após uma corrida meteórica saindo da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e se consolidando como senador mais votado, definiu outro caminho.
Rodrigo Cunha tira de Arapiraca o espaço no Senado para ser vice-prefeito de Maceió
Rodrigo Cunha transferiu seu domicílio eleitoral de Arapiraca para Maceió, abrindo mão do mandato no Senado para ceder a vaga, para Eudócia Caldas, para assumir o cargo de vice-prefeito da capital, cim prefeito de Maceió João Henrique Caldas (JHC)
O movimento, que faz parte de um projeto de sucessão articulado, no qual Cunha deve ser o candidato apoiado por JHC à Prefeitura de Maceió nas eleições do próximo ano. O projeto político pode ser um salto no escuro para Cunha.
Deve disputar com a prefeitura de Maceió, com atual governador Paulo Dantas que pode ser o candidato a prefeito de Maceió apoiado pelos senadores Renan Calheiros e Renan Filho que será o próximo governador de Alagoas pela terceira vez.
Segundo senador de Arapiraca
Rodrigo Cunha foi o segundo senador nascido em Arapiraca, eleito em 2018. O primeiro foi o senador “biônico” João Lúcio. A decisão de Rodrigo Cunha, abandonar o mandato e redirecionar o foco político para Maceió encerra a possibilidade da cidade ter um candidato a senador competitivo no próximo ano.