Sebastião Braz de Melo, motorista do rádio comentarista músico e desportista Sebastião Braz de Melo – Seba, 1936-2004.

Sebastião Braz de Melo, conhecido como “Seba”, nasceu em Caruaru/PE em 8 de agosto de 1936, chegou em Arapiraca no ano de 1958, através de um convite feito por” Curau” (na época goleiro do Asa) para fazer parte do elenco do Alvinegro arapiraquense.

“Seba” jogou na decisão do “Torneio do Interior”, competição também conhecida popularmente como Torneio do Boi, na posição de zagueiro central e ajudou o ASA a ser campeão deste evento esportivo. O zagueirão “Seba” tinha 1,86 m. de altura. Ele excursionou com o Asa, em 1960, por algumas cidades dos Estados de Pernambuco e Paraíba e, ajudou o alvinegro ganhar todos os jogos

 

Sebastião Braz de Melo, motorista do rádio comentarista músico e desportista

Sebastião Braz de Melo além de suas atividades como atleta profissional também participou ativamente da vida cultural e social de nossa cidade. Foi ele quem fundou a primeira escola de samba de Arapiraca: a “Gigantes do Ritmo”. Ele sabia tocar todos os instrumentos musicais pertencentes a uma escola de samba e, também foi o compositor do samba-enredo intitulado Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel. Como músico também teve a oportunidade de se apresentar ao lado de grandes nomes da música nordestina, como Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Zé do Rojão dentre outros.

 

“Seba” trabalhou na Rádio Novo Nordeste AM, como motorista e comentarista esportivo e na 96 FM como motorista, vendedor de anúncios publicitários e, também participava de alguns programas da emissora contando causos e piadas. “Seba” faleceu no dia 17 de julho de 2004, em um acidente automobilístico na rodovia AL-115 – município de Igaci, na localidade Lagoa do Felix juntamente com mais quatro pessoas, quando seguia para a cidade de Caruaru, interior do estado de Pernambuco.

 

As outras quatro vítimas que faleceram neste trágico acidente automobilístico foram as seguintes: Eniraldo Oliveira de Almeida (empresário e proprietário da Concrenorte e do veículo); Alberto Luiz Dias Ferreira (topógrafo da Prefeitura Municipal de Arapiraca) e os funcionários da empresa de 98

 

Eniraldo, João Ursolino e Vandicley Félix Barbosa. “Seba” ainda saiu com vida do impacto, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na mesa de cirurgia da Unidade de Emergência do Agreste.

 

Ele deixou o seu legado de paz, alegria e cultura para os seus familiares e para todos os arapiraquenses que tiveram a oportunidade de conhecer a sua trajetória como atleta do ASA, artística e profissional. Compartilho esta singela homenagem póstuma com o seu filho, o músico Edílson Melo do grupo Art-Choro e, com todos os seus amigos e familiares.