O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) confirmou, por meio do Ofício nº E:1175/2025/IMA, a apuração da denúncia de supressão de vegetação no Sítio Merenda, localizado no bairro Riacho Doce. A devolutiva, enviada a Natalício Vieira da Silva Júnior, inventariante da família Vieira, detalha as constatações da fiscalização e as medidas tomadas pela autarquia.
A inspeção, realizada em 16 de dezembro de 2024, revelou duas infrações ambientais em uma Área de Preservação Permanente (APP), praticadas pela empresa NORCON - Sociedade Nordestina de Construções S/A. Foram lavrados autos de infração devido à supressão de vegetação para abertura de estrada e à realização de terraplenagem, ambas as atividades sem a devida licença ambiental.
De acordo com o documento, assinado eletronicamente pelo Diretor-Presidente do IMA/AL, Gustavo Ressurreição Lopes, os processos administrativos para a responsabilização da empresa infratora seguem em trâmite na autarquia, garantindo o devido processo legal com os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Natalício Vieira, inventariante da família Vieira disse que recebeu com grande satisfação e senso de justiça a devolutiva do órgão ambiental. "Essa notificação é a prova de que a nossa denúncia foi levada a sério e que a verdade prevaleceu", declarou.
Ele disse ainda que é de fundamental importância destacar o papel crucial do IMA/AL neste processo. "O trabalho de fiscalização e a emissão dos autos de infração demonstram a seriedade do órgão em defender o meio ambiente e em responsabilizar os infratores", acrescentou Vieira.
Sobre os próximos passos, Natalício Vieira reforça a expectativa da família. "Agora, com os processos administrativos em andamento, esperamos que todas as medidas cabíveis sejam tomadas para que a Norcon seja devidamente responsabilizada pelas infrações ambientais. Acompanharemos de perto cada etapa da apuração, buscando a reparação integral dos danos causados ao nosso sítio e à comunidade de Riacho Doce. Nossa luta é por justiça."