Secretários e técnicos municipais de saúde participaram nessa segunda-feira (14) da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na sede da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), em Maceió.
Na oportunidade, foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) o projeto do Centro de Referência Estadual Especializado no atendimento multiprofissional à dor crônica, que deve funcionar no Hospital Carvalho Beltrão em Coruripe e atender os 102 municípios alagoanos. O equipamento não foi habilitado porque
o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) entendeu que o projeto precisa ser melhor analisado no que se refere ao fluxo e sua viabilidade entre as equipes técnicas envolvidas, antes de ser aprovado.
O secretário executivo da Sesau, Guilherme Lopes, também assumiu o mesmo direcionamento.
Durante o encontro, foram apresentadas e discutidas ainda a nota técnica 08/2025 sobre a atualização da normatização e fluxograma da triagem neonatal biológica - teste do pezinho; bem como a resolução CIB/SUS n⁰196/2025 sobre a proposta de priorização dos serviços, estabelecimentos por adesão do estado de Alagoas ao projeto Mais Médicos Especialistas no âmbito do Programa Mais Médicos.
Foi ainda apresentada pelo coordenador de Apoio Técnico do Cosems-AL a nova composição da Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica.