Ronaldo Medeiros, da chapa Renova PT, foi eleito presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas. Ele venceu a candidata Dafne Orion, apoiada pelo grupo do deputado federal Paulão, em uma disputa marcada por forte polarização interna.

Após a confirmação da vitória, Medeiros afirmou que o resultado expressa o desejo de mudança dentro do partido. “Com muita alegria, agradeço a confiança da base petista que nos deu a vitória nas eleições diretas do PT em Alagoas”, declarou.

O novo presidente da sigla disse que pretende implementar mudanças na condução do partido. “Nosso compromisso é reconstruir, reorganizar e fortalecer o PT com diálogo, unidade e participação”, pontuou.

Ele também enfatizou o caráter coletivo da conquista: “Essa vitória é coletiva. Nasce da insatisfação de uma militância que quer renovação, transparência e um partido à altura da sua história — especialmente aqui em Alagoas”.

O processo eleitoral foi acompanhado por embates entre as correntes lideradas por Medeiros e Paulão. Em Maceió, principal reduto da legenda, o clima nos bastidores foi de tensão, com denúncias de compra de votos e troca de acusações entre militantes e dirigentes.

Uma das integrantes da chapa de Dafne, “Coração Petista”, denunciou ao CadaMinuto que o grupo oficializou, na Comissão de Ética, várias denúncias contra a chapa de Medeiros. As denúncias incluem uso da estrutura pública Estado e troca de votos por cestas básicas de programa social estatal.