As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca começam a ganhar forma. Na manhã desta segunda-feira (7), o ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou em suas redes sociais um vídeo que mostra a chegada dos primeiros materiais da obra, sinalizando o avanço prático do projeto de mobilidade urbana que promete transformar a cidade e beneficiar milhares de pessoas.

Com investimento total de R$ 200 milhões, o VLT de Arapiraca, lançado oficialmente nesta segunda-feira, contará com 13 quilômetros de extensão, ligando a Estação João Paulo II ao campus da UFAL. Desses, 9 quilômetros correspondem a trilhos já existentes, que serão revitalizados, e outros 4 quilômetros serão construídos do zero.

O sistema contará com três composições de VLTs, com capacidade total para transportar até 400 passageiros por viagem, operando a uma velocidade média de 40 km/h. Além de ampliar as opções de mobilidade para a população em geral, o VLT terá impacto direto na vida dos estudantes da UFAL, que poderão contar com um meio de transporte moderno, rápido e sustentável para chegar à universidade.