Representantes dos municípios de Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Palestina, Quebrangulo, Teotônio Vilela e São Miguel dos Campos participaram da cerimônia nacional de premiação das Salas do Empreendedor, que ocorreu em Brasília, na última quinta-feira (26). Os sete municípios foram reconhecidos com o Selo Diamante de Referência em Atendimento em 2024, destacando a jornada de apoio e valorização ao empreendedorismo em todo o estado de Alagoas.
Entre os vencedores de Alagoas, o município de Limoeiro de Anadia foi premiado pela primeira vez. O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município, Maciel Barros, conta que foi um momento de muita alegria e gratidão pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.
“Não consegui conter a emoção. Todo o empenho dedicado valeu a pena. A colaboração e o apoio da equipe foram fundamentais para alcançar esse reconhecimento. Quando recebi o prêmio, me senti orgulhoso de fazer parte de uma equipe tão talentosa e dedicada. Foi um momento que nunca esquecerei e que me motivou a continuar trabalhando duro e buscando novos desafios”, destacou emocionado.
A entrega do prêmio consolida o estado de Alagoas como um dos grandes destaques nacionais na valorização e no fortalecimento dos pequenos negócios. Em todo o Brasil, 114 salas foram certificadas com o Selo Diamante, a mais alta categoria da premiação. Alagoas se destacou com sete desses prêmios, além de outras 20 salas alagoanas que foram reconhecidas com o Selo Ouro.
Este é um marco inédito para o estado, que vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. Em 2022, Maragogi foi o primeiro município alagoano a receber o Selo Diamante. Em 2023, Pão de Açúcar e São Miguel dos Campos se destacaram. Agora, em 2024, o número de salas reconhecidas mais que triplicou, refletindo o avanço na qualidade dos atendimentos e a força da mobilização entre os municípios.
Repetindo o sucesso do último ano, o município de São Miguel dos Campos marcou presença na cerimônia de premiação com a participação da agente de Desenvolvimento e coordenadora da sala do empreendedor do município, Amanda Machado, que destacou a importância de receber o prêmio.
“Mais do que um reconhecimento, esse selo simboliza o compromisso diário com a qualidade, a escuta atenta e o apoio verdadeiro aos empreendedores do nosso município. Cada atendimento realizado com empatia e dedicação nos trouxe até aqui. A emoção dessa conquista é imensa, pois reflete o esforço de toda a equipe e a confiança depositada em nosso trabalho. Esse selo é de todos nós – e, principalmente, de cada empreendedor que acredita no próprio sonho”, pontuou.
Qualidade dos serviços
A premiação, promovida pelo Sebrae Nacional, tem como objetivo estimular a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor, reconhecendo o esforço das equipes locais, incentivando boas práticas e promovendo a excelência no atendimento aos empreendedores.
“Com grande orgulho, celebramos a conquista do Selo Diamante para as nossas sete Salas do Empreendedor, um reconhecimento nacional concedido pelo Sebrae. Essa certificação representa a excelência no atendimento, na gestão e no apoio ao empreendedorismo local, refletindo o impacto positivo gerado na vida de milhares de pessoas que buscam transformar sonhos em realidade”, destacou Tatiana Eigler, analista do Sebrae Alagoas.
Criado em 2022, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma metodologia nacional que avalia a qualidade dos serviços prestados, com base em critérios qualitativos e quantitativos. Entre eles estão o desempenho técnico, uso de ferramentas de gestão e atendimento ao cliente oculto. A categoria Diamante é atribuída apenas às salas que alcançam pontuação superior a 99,5 no ranking nacional.
“Esse resultado mostra que o esforço coletivo está gerando impacto real na ponta, fortalecendo a cultura empreendedora, ampliando o acesso dos pequenos negócios aos serviços essenciais e promovendo o desenvolvimento econômico local de forma estruturada. Ver Alagoas ganhando destaque nacional com tantas salas certificadas é uma sinalização clara de que estamos no caminho certo, com um trabalho consistente, colaborativo e voltado para transformar realidades”, completou Tatiana.