População em comunidades de Inhapi podem ter acesso a água nas residências ainda este ano

Comunidades rurais do município de Inhapi (AL) situadas na área de influência do Canal do Sertão alagoano podem ter acesso à água tratada em casa ainda este ano. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) anunciou ter investido R$ 22,7 milhões para implantação de um sistema de abastecimento que retira água do Canal do Sertão, trata e distribui para as residências. Dados do Censo 2022 apontam que 56,27% dos domicílios particulares permanentes do município não possuem ligação com a rede geral de água.

 

 

 

A infraestrutura hídrica em implantação contará com captação de água no canal do sertão, estação de tratamento de água, adutora, reservatórios, rede de distribuição e ligações prediais. A previsão é de que o sistema de abastecimento esteja concluído até o final do segundo semestre de 2026.

 

A obra de implantação do sistema de abastecimento de água em Inhapi está avançada e atualmente encontra-se na etapa de construção da estação de tratamento de água. Os trabalhos incluem ainda a execução das escavações, assentamentos de tubos, instalações elétricas, ligações prediais e pré-operação.

Quando concluído, o sistema deve ser repassado à Prefeitura Municipal de Inhapi e atenderá comunidades rurais difusas que, mesmo morando próximo ao Canal do Sertão alagoano, não possuem abastecimento de água regular. A infraestrutura está sendo implantada em terrenos desapropriados pela prefeitura na região.

Estudos técnicos

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, revelou que a solução técnica para levar água tratada às famílias que vivem na zona de influência do Canal do Sertão alagoano foi identificada a partir de estudos realizados pela Companhia em Alagoas.

“O estudo preliminar técnico apontou que apesar de o município de Inhapi ser recortado por rios perenes, estes são de pequena vazão. Outra alternativa que seriam os poços tubulares não prosperou devido às peculiaridades da área com alto teor de salinidade, tornando inviável o processo de dessalinização. Com isso, a captação de água no Canal do Sertão foi a alternativa mais viável para levar água tratada à população de forma regular”, explicou.

Em Alagoas já foram beneficiadas comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. Atualmente a Companhia executa obras para ampliação do número de comunidades atendidas por água tratada em povoados de Água Branca e de Canapi. Os recursos utilizados para implantação do sistema de abastecimento de água em Inhapi têm origem no Programa de Implantação de Sistemas Adutores para Abastecimento de Água do Canal do Sertão Alagoano executado pela Codevasf.