A próxima edição da Roda de Coco será especial e dedicada ao Projeto Memória e Produção em Territórios Culturais/AL, chegando à Praça das Aroeiras como espaço de celebração dos encontros entre territórios, saberes e práticas culturais. Nesta edição, a roda contará com a presença do Quilombo Lunga em Maceió, trazendo a apresentação artística Forropoeira — Direção Artística Instituto Bico de Fulô com estudantes do Quilombo Mameluco e do Quilombo Poços do Lunga de Taquarana.
Serão também destaques na roda os saberes tradicionais e as expressões culturais ligadas à ancestralidade e ao cotidiano dos quilombos: a Mestra Tonha das Ervas, com exposição de ervas medicinais e partilha sobre os saberes da tapagem das casas; e a Mestra Cistina do Artesanato em retalho Quilombola, com suas kalungas feitas à mão e elementos que fortalecem a transmissão de práticas ancestrais de cuidado, convívio e arte popular.
A Roda de Coco é um Coletivo idealizado com intuito de fomentar e disseminar o gênero musical Coco. Idealizada pelo ativista cultural Rogério Dyaz que divide a Fundação com muitiestrumentista Marvin Silva, Fagner Dubrown cantador e tocador de coco a Cantora Gabriela Cravi Canela. Somam- se como apoiadores: Suco de Cana Mcz, Entropia Studio , Instituto Vale do Sol, Pisa, Assessoria dos cachos, Coco Nuclear, Arte dos quatro cantos, Studio Balance Mcz, Terro Cerâmica e Vila D'arte, Praia Bar Paripueira, Viola Guest House e Carlos Xurú Artesanato.
A Roda é ação cultural contínua iniciada em 2023, na Praça das Aroeiras, em Maceió. Inspirada no formato das rodas de samba, mas com base nos saberes populares, a iniciativa tornou-se um espaço semanal de encontro entre artistas, pesquisadores, moradores e amantes da cultura popular. A roda propõe uma provocação estética e política ao resgatar o coco de roda como gênero musical originário e central da cultura brasileira, destacando sua ancestralidade e influência em outros ritmos como o forró, o baião e o samba.
Essa edição especial da Roda de coco é um elo entre dois projetos territoriais que se encontram na roda: o Consciência Lunga realizado pelos Quilombos Lunga e o Mundaú Lagoa Aberta realizado pelo Movimemto dos Povos das Lagoas. A Roda de Coco é abraçada como ação em rede dentro da proposta financiada por emenda parlamentar, e sua realização tem justamente o papel de viabilizar a presença do Consciência Lunga, criando pontes entre a Memória dos saberes quilombolas e lagunares-ribeirinhos . A roda se torna, assim, território simbólico e prático da cultura viva em movimento, unindo ritmos, danças e histórias de resistência, promovendo uma grande vivência de trocas entre mestres, jovens e comunidades tradicionais e contemporâneas.
Memória e Produção em Territórios tem coordenação produtora Keka Rabelo e tem coordenação Técnica de Instituto Ideal, Coletivo Nois Q Faiz e Massapê Corpo e Movimento. O projeto é uma realização do Instituto Quintal Cultural financiamento do Ministério da Cultura, por meio do Termo de Fomento nº 961409/2024, celebrado com o Gabinete do Deputado Federal Paulão
E é com muita alegria que todas as cadeias produtivas do Instituto Quintal Cultural e do Quilombo Lunga, conectadas há mais de 15 anos em uma troca orgânica, revolucionária e comprometida com os direitos, a memória e a defesa dos territórios, convidam a sociedade a se juntar a mais essa celebração. Uma festa de trocas de saberes e fazeres, de encontros entre territórios culturais, onde o protagonismo dos povos tradicionais reafirma sua potência criativa e coletiva.
Comunicação desta Culminância
Assessoria de imprensa: Keka Rabelo
Matéria: Jéssica Roberta Martins - Extensão
Arte de Card: Wladymir Lima
Contribuição Textual:
Luiciene Carvalho
Isadora Padilha
Fotos da Roda: Otávio Barros
Fota da Arte: Jadir Pereira
SERVIÇO
Roda de Coco Edição Especial: Projeto Memória e Produção em Territórios Culturais
Data: Segunda-feira 30 /07/25
Horário: 19h
Local: Praça das Aroeiras, Ponta verde Maceió/AL
Entrada gratuita
Convidados: Fazedores do Quilombo Lunga com apresentação artística Forropoeira e coco de quilombo
Mestra Tonha das Ervas (exposição de ervas e saberes tradicionais)
Mestra Cistina do Artesanato (exposição de bonecas)
Mais Informações
@quintalculturalmcz
@quilombolunga
@institutobicodefulô
@kekarabelo_al
@movimentopovosdaslagoas