Cumprindo o calendário do Agosto Lilás – campanha nacional de combate à violência contra a mulher –, a Faculdade de Direito, Ciências e Tecnologias Santa Maria Madalena (FADICT) realizou um momento de debate e palestra sobre os sinais de um relacionamento abusivo.

A convidada foi a advogada e consultora de Políticas para Mulheres, Dra. Lúcia Queiroz, que apresentou os diferentes tipos de violência: psicológica, sexual, moral, patrimonial e financeira. O encontro foi fundamental para ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre o tema, estimulando o compartilhamento de percepções e até mesmo experiências pessoais.

Durante o evento, a aluna do curso de Pedagogia Mayara Tertuliano relatou sua vivência como vítima de violência doméstica.

“É muito importante que a gente traga esse tema para discussão em ambientes pedagógicos. Eu já sofri violência doméstica e tudo que foi dito aqui eu cheguei a vivenciar com meu ex-marido. Como foi ressaltado durante a palestra, não nos cabe julgar uma mulher vítima de violência, mas sim acolher e ajudar no tempo dela”, afirmou Mayara.

A palestrante destacou ainda a relevância de tratar o assunto no meio acadêmico, por abrir espaço para pesquisas e ações voltadas a políticas públicas.

“É muito favorável que tenhamos oportunidades como essa, oferecida pela FADICT, porque estamos diante de futuros pesquisadores e profissionais que poderão contribuir muito com seu conhecimento. A violência não escolhe classe social, ela está em todos os lugares, e precisamos estar preparados para combatê-la”, enfatizou a Dra. Lúcia Queiroz.

O evento reforçou o compromisso da FADICT com a promoção de debates que incentivem a conscientização, a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.