O I Circuito De Artes Periféricas – Da Ribeira À Maçonaria: Hip-Hop E Poesia já realizou atividades com a proposta de fortalecer a cena cultural jovem e periférica da região em escolas e na rua em diversas localidades de Palmeira dos Índios. Agora, na sua segunda etapa, abre caminhos em mais um espaço: a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Lá, na unidade de Palmeiras dos Índios, em parceria com o projeto Cultura em Movimento, que procura fazer o intercâmbio da universidade pública com a cena cultural local e mundial, realizará duas oficinas com grandes nomes do hip-hop alagoano. O evento iniciará às 14h do dia 19 de agosto e será aberto ao público e contará com Diego Verdino mediando a Oficina de Rimas e Batalhas e Alyne Sakura à frente da Oficina de Hip-Hop e Rap.
Verdino desenvolve trabalhos com foco no rap freestyle e nas batalhas de rima como ferramentas de mobilização, arte-educação e fortalecimento comunitário. É integrante do coletivo Nois Q Faiz e idealizador da Batalha Marginal, que para além da batalha valoriza a oralidade periférica e o protagonismo da juventude urbana. Alyne é muito mais que artista: é uma voz ativa na defesa da cultura como ferramenta de transformação social. Atuante no cenário nacional do Hip-Hop, ela soma experiências em projetos culturais, formações, eventos e fóruns de políticas públicas, sempre unindo arte e consciência crítica. E toda essa experiência e conhecimento estarão presentes na passagem do Circuito De Artes Periféricas – Da Ribeira À Maçonaria pela UFAL.
Na etapa anterior, o circuito já realizou Oficina de Hip-Hop e rima que foi ministrada por Jany Li, produtora do circuito e nome veterano na cena do rap alagoano, na Escola Estadual Humberto Mendes. E também a Oficina de Graffiti e Muralismo com dois grandes nomes das artes visuais de Alagoas, Júnior Brown e Inxame.
A proxima etapa será oficina de Produção de Beat com DJ Carlos Peixoto e a etapa final sera a Mostra artística com resultado de oficinas e apresentações artísticas.
O 1º circuito de Artes Periféricas da Ribeira à Maçonaria Hip Hop e poesia em Palmeira dos Índios – AL é realizado via incentivo financeiro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC) @minc, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) @secultal .
Coordenação geral
@brechodajanyli @junior_brown_tattoo_e_graffiti
Consultoria de projeto e Imprensa
@kekarabelo_al
Comunicação de Rede e Designer
@blogdasakura
Parceiros Culturais
@_culturaemmovimento @sindprevaloficial