A disputa pelas nove vagas na Câmara dos Deputados em Alagoas, nas eleições do próximo ano, será uma das mais concorridas dos últimos tempos. Os partidos MDB, PP. PT, Republicanos e o PSD estão envidando todos os esforços para manterem seus espaços com seus respectivos representantes.
O ministro dos Transportes e senador licenciado, Renan Filho (MDB) e o senador Renan Calheiros tem dois representantes na Câmara dos Deputados; Isnaldo Bulhões e Rafael Brito. O deputado estadual e presidente da ALE, Marcelo Victor (MDB) tem como seu indicado na Câmara Alta, o deputado federal Luciano Amaral (PSD) e tem pretensões de aumentar mais um parlamentar como seu aliado em 2026.
O deputado federal Arthur Lira (PP) na pretensão de disputar uma das duas vagas para o Senado, vai apostar tudo na eleição do filho, Álvaro Lira para ocupar seu lugar na Câmara dos Deputados. Nesse objetivo, está preparando o caminho, apresentou o sucessor, no encontro dos prefeitos em Brasília na semana que passou.
A estratégia de poder político de Lira vai mais além, o outro filho, Arthur Lira será candidato a deputado estadual em 2026. Arthur segue a estratégia do prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa (MDB). Aposta todas as fichas na reeleição de Daniel Barbosa (PP) para a Câmara dos Deputados e quer eleger o outro filho, Lucas Barbosa para a Casa de Tavares Bastos.
Os deputados federais Isnaldo Bulhões, Luciano Amaral, Paulão, Alfredo Gaspar e Daniel Barbosa estão com a estrada asfaltada para retornarem ao Congresso Nacional. Confiantes nos apoios, atuação parlamentar positiva e a experiência política, fazem a diferença.
Nomes competitivos concorrendo
Enquanto isso, sete entre oito nomes competitivos, sem mandato, estão na disputa com boas chances de vitória. O ex-deputado estadual e empresário arapiraquense, Marcelino Alexandre, a vereadora por Maceió, Silvana Barbosa, o ex-deputado federal, Severino Pessoa, ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque, ex-deputada federal Tereza Nelma e o vereador por Maceió, Rui Palmeira.