Mesmo tendo dito a vereadores que não sai do PL, a expectativa entre políticos aliados, dentro e fora da Câmara, é que o prefeito JHC - João Henrique Caldas - possa anunciar sua saída do PL no próximo fim de semana.

É que haverá, de 30 de maio a 1º de junho, o Congresso Nacional do PSB, em Brasília, que vai eleger o prefeito do Recife, João Campos, presidente nacional do partido.

Desde o ano passado é especulado que o prefeito de Maceió trocará o PL pelo PSB do amigo João Campos. Entre as causas da mudança, a certeza de que terá 'liberdade' no PSB.

O PL em Alagoas, por exemplo, tende a sofrer forte influência e ingerência do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por sua vez, no PSB, JHC pode garantir o acordo com os Calheiros e o governo petista para as eleições de 2026 e a nomeação de sua tia, Marluce Caldas, para o STJ.

Os ‘instagramáveis' João de Maceió - filho do ex-deputado federal João Caldas e da senadora Eudócia Caldas (PL-AL) - e João do Recife, neto dos ex-governadores Miguel Arraes e filho de Eduardo Campos, fazem parte da nova geração de famílias tradicionais da política nordestina.