Diante da situação de emergência decretada em decorrência das chuvas intensas que assolam Alagoas, o deputado federal Marx Beltrão (PP) solicitou oficialmente neste sábado (24) ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) apoio aos moradores dos municípios de Coqueiro Seco, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres. Para a SEDEC, em documento destinado ao secretário nacional Tiago Molina Schnorr, Beltrão pede em caráter de urgência o envio imediato de apoio técnico e logístico às Defesas Civis Municipais destas localidades.

Além deste apoio, o parlamentar solicita a liberação de recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas (FUNCAP) para ações de resposta e recuperação nestes municípios; o reconhecimento federal da situação de emergência, conforme previsto na Portaria MDR nº 260/2022, para fins de habilitação aos programas federais de auxílio; e a articulação junto aos demais órgãos federais competentes para acelerar medidas de apoio à reconstrução das áreas afetadas.

Já para o ministro Waldez Góes, do MDR, Marx requisita, com urgência, apoio às três cidades e reitera o pedido de auxílio financeiro emergencial por meio da Defesa Civil Nacional e dos mecanismos disponíveis no âmbito do Ministério. O número de pessoas fora de casa devido aos temporais que atingem Alagoas desde o dia 17 de maio chegou a 2.922, segundo o boletim mais recente da Defesa Civil de Alagoas, divulgado neste sábado (24).  

“O cenário é crítico em todo o estado, em dezenas de cidades. Coqueiro Seco, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres estão entre os municípios mais afetados, com centenas de famílias desabrigadas em um panorama de chuvas que parece não ter fim. Não somente solicitei apoio oficialmente por meio de documentos, como nosso gabinete em Brasília está atuando diretamente junto ao MDR e à SEDEC. Precisamos de apoio técnico mas, sobretudo, da liberação emergencial de recursos e do reconhecimento desta situação pelo governo federal nestas cidades. Não há mais o que esperar. O povo de Coqueiro Seco, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres precisa, de modo o mais célere possível, desta pronta resposta da União”, afirmou Beltrão.

“A intensidade das precipitações tem causado sérios danos à infraestrutura urbana, aos bens públicos e privados, além de colocar em risco a integridade da população local. Relatórios técnicos emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Alagoas confirmam a gravidade dos impactos e prejuízos causados, os quais demandam ações emergenciais por parte do Governo Federal, em todo o estado e em especial nestes municípios”, reiterou o parlamentar.