O prefeito de Maceió, JHC, e a primeira-dama, Marina Candia, anunciaram, nesta sexta-feira (23), uma nova etapa do Saúde da Gente: o projeto Olhar da Gente, que vai disponibilizar cirurgias de catarata no Hospital da Cidade. As primeiras 50 cirurgias serão realizadas neste sábado (24), a partir de triagens feitas durante o Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil.

“O Saúde da Gente tem essa capacidade de se aproximar do maceioense. Quando você vai em um bairro afastado, em uma grota, nas periferias, você conversa com a população e começa a entender as reais demandas e as dores daquelas famílias que precisam desse atendimento. O nosso projeto começa com 200 cirurgias por mês, e a ideia é expandir para outras cirurgias oftalmológicas. As cirurgias de catarata têm como público-alvo, sobretudo, pessoas idosas, que naturalmente têm essa dificuldade de procurar atendimento e, por isso, estamos certos do sucesso do projeto”, pontuou JHC.

Todo o atendimento - consulta, exames e o agendamento da cirurgia - é feito na tenda do Saúde da Gente, que permanece, em média, 15 dias em cada bairro da cidade, e que atualmente está instalada na Cidade Universitária, no conjunto Maceió I. Também é possível se cadastrar para as cirurgias no Pam Salgadinho. Basta comparecer, manifestar o interesse, realizar os exames e sair com a cirurgia já agendada.

A primeira-dama Marina Candia é embaixadora do Programa Saúde da Gente e idealizadora do novo projeto. Segundo ela, o processo foi pensado para simplificar e agilizar o acesso da população aos procedimentos oftalmológicos.

“O Saúde da Gente foi se moldando a partir de demandas da população e a gente viu essa grande procura por cirurgias de catarata, principalmente do público idoso. Agora, esse paciente vai até a nossa tenda do Saúde da Gente, se cadastra demonstrando interesse e depois faz todos os seus exames lá mesmo na nossa clínica itinerante e, em seguida, já é encaminhado para a cirurgia no Hospital da Cidade. Com o Olhar da Gente queremos levar mais comodidade para este paciente e garantir que ele tenha acesso a essa cirurgia de catarata, que pode levar até a cegueira”, explicou.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Maceió reforça a autonomia do município na realização de cirurgias de baixa e média complexidade. Apenas neste mês, mais de 350 cirurgias, como histerectomia, laqueaduras, vesícula, hérnia, já foram realizadas, mostrando o impacto positivo do programa na vida dos maceioenses.