Diante das chuvas que vêm atingindo diversas regiões de Alagoas nos últimos dias, o senador Renan Calheiros (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (22), uma série de ações emergenciais em apoio aos municípios mais afetados, com destaque para Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, e São Luís do Quitunde, na Região Norte do estado.

Nas redes sociais, Renan informou que está em contato direto com o governador em exercício, Ronaldo Lessa (PDT), e mantém articulações com o governo federal para agilizar o envio de recursos e reforçar o suporte às prefeituras.

“Várias cidades de Alagoas estão sendo castigadas pelas chuvas, com alagamentos, desalojados e transbordamentos. É fundamental neste momento seguir as orientações da Defesa Civil. Estamos recebendo os prefeitos, acompanhando a situação e cobrando providências em todos os níveis”, escreveu o senador.

Em Rio Largo, onde 75 pessoas ficaram desalojadas após as inundações e o município registrou mais de 400 milímetros de chuva em somente quatro dias, o parlamentar afirmou que já acionou o governo estadual e busca recursos federais para investir em infraestrutura. 

Em São Luís do Quitunde, município com o maior número de pessoas fora de casa até o momento — 136 desabrigadas e 16 desalojadas —, Renan também se comprometeu a garantir assistência emergencial e recursos para a reconstrução dos danos causados pelas chuvas. “Vamos fazer uma assistência direta à população atingida e recuperar todos os prejuízos que São Luís e a região norte estão enfrentando”, afirmou.

As ações anunciadas incluem o envio de recursos para obras emergenciais de infraestrutura, apoio às famílias afetadas e articulação com a Defesa Civil Nacional para garantir o suporte necessário diante do cenário crítico enfrentado pelo estado.