O prefeito de Mar Vermelho, André Almeida, representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no 2º Ciclo de Formação do Selo UNICEF 2025–2028, realizado nesta quarta-feira (19), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), em Maceió. O encontro reuniu articuladores, mobilizadores e gestores municipais para discutir estratégias de fortalecimento das políticas voltadas à imunização, nutrição e saúde de adolescentes em todo o estado.
Promovido pelo UNICEF e pela Asserte, o ciclo integra o Resultado Sistêmico 1 (RS1) do novo ciclo do Selo UNICEF e tem como foco orientar os municípios sobre entregas obrigatórias, marcos legais, prazos e documentos comprobatórios, além de promover o diálogo intersetorial para qualificar a gestão em saúde pública.
Representando a AMA, o prefeito André Almeida destacou a importância da articulação municipal para garantir avanços concretos na proteção de crianças e adolescentes. “São ações como essa que levam qualidade às nossas crianças e adolescentes lá na ponta. Os municípios vêm aderindo cada vez mais a essas boas práticas: na edição passada do Selo Unicef, foram 58 municípios certificados e, nesta, já são mais de 90 cidades participando. Nosso objetivo é unificar esforços e ampliar a qualidade de vida e a garantia de direitos aos pequenos alagoanos”, afirmou.
A chefe do escritório do UNICEF para Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Imaculada Prieto, celebrou o engajamento dos municípios alagoanos e reforçou o papel da AMA como parceira estratégica. “É uma alegria perceber o compromisso das gestões com os direitos de crianças e adolescentes.Essa é uma agenda contínua, que avança a cada ano até que, ao final, possamos reconhecer e aplaudir as conquistas de cada gestão. É muito importante ter os municípios junto da AMA nesse processo, fortalecendo ações e dando visibilidade às boas práticas do Estado”, destacou.
Durante a programação, os participantes acompanharam painéis sobre vacinação extramuros, uso de ferramentas digitais, promoção de escolas saudáveis e estratégias de advocacy, além de participarem de um espaço aberto para dúvidas e compartilhamento de desafios enfrentados pelos municípios.
O 2º Ciclo de Formação reforça o compromisso dos municípios alagoanos com a gestão eficiente, a proteção social e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, em alinhamento com as diretrizes do UNICEF e o apoio institucional da AMA.










