As equipes da Defesa Civil de Maceió trabalham desde o último sábado (17), com ações intensificadas durante o período chuvoso. As iniciativas preventivas têm como objetivo resguardar a vida da população e evitar desastres. A força-tarefa envolve a ida às ruas para acolher as pessoas, emissão de alertas por mensagens de texto, vistorias técnicas e ações preventivas em encostas.
O trabalho intenso valida o compromisso da gestão do prefeito JHC para preservar a vida da população, prevenir desastres e garantir respostas rápidas em situações de risco.
O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC) conta com equipamentos de alta tecnologia para monitorar as condições do tempo e impedir acidentes. O local funciona 24 horas por dia para garantir a segurança da população e também possui profissionais de diferentes áreas, como meteorologia, geologia, geografia e engenharias civil e ambiental.
Além disso, a Prefeitura de Maceió segue investindo em melhorias na estrutura da cidade, como a ampliação do sistema de drenagem, limpeza intensiva de canais e galerias, e a implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil Municipal.
Nas últimas 24 horas, os pluviômetros da capital alagoana registraram um acumulado de 53 mm de chuvas, e nas últimas 96 horas, chegaram a 324 mm.
Desde a tarde do último sábado (18), foram registradas 702 ocorrências, sendo a maior parte delas, 292, por deslizamento de barreiras. A partir desse mesmo dia, 522 mm de chuvas caíram na capital, ultrapassando o que estava previsto para o mês de maio inteiro, que era de 294 mm.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de Maceió pelos números 199 ou 156. Também é possível se cadastrar para receber alertas por SMS, enviando o CEP da localidade para o número 40199.
Abrigos
Para as famílias desabrigadas que precisam de um lugar seguro de acolhimento, a Prefeitura de Maceió disponibiliza a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá. A unidade funciona na Travessa 13 de Maio, 151, em frente à Praça Rayol. Além dos dormitórios, o local oferece três refeições diárias e atendimento socioassistencial.
Até o momento, 237 pessoas ficaram desalojadas e estão na casa de parentes. Os desabrigados somam 13 pessoas e estão acolhidos no abrigo do município.
Para serem encaminhadas ao abrigo, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Maceió (Semdes) orienta que as famílias precisam entrar em contato com a Defesa Civil Municipal por meio do 199.
Após o contato das famílias, a Defesa Civil faz o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional vai até a residência para verificar a situação e encaminhá-las ao abrigo e a outros serviços da Assistência Social, como o auxílio moradia.
Durante o intenso período de chuva, é de extrema importância que a população colabore com o descarte correto de lixo. Vale lembrar que, quando é feito de forma irregular, ocorre a obstrução de galerias e impede o escoamento da água, ocasionando alagamentos.