A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu na tarde desta segunda-feira (19) um Alerta Máximo Meteorológico devido à persistência das chuvas em diversas regiões de Alagoas. O fenômeno pode se estender até esta terça-feira (20), trazendo consigo riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e lagoas.

De acordo com o boletim, as chuvas de intensidade moderada devem atingir principalmente as regiões da Zona da Mata e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió.

A atuação de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera sobre o Oceano Atlântico está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva, além de rajadas de vento moderado

A SPDEN alerta para o risco elevado de alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana, além do risco de deslizamento em regiões de encosta. Em outras áreas do estado, há possibilidade de chuva, mas sem riscos significativos no momento

Rios em elevação e risco de transbordamento

O Alerta Hidrológico emitido nesta tarde reforça a necessidade de atenção. Dados do monitoramento hidrometeorológico indicam que vários cursos d’água estão em elevação e podem transbordar com a continuidade das chuvas:

Rio Jitituba (Flexeiras): Alcançou 312 cm às 16h, com possibilidade de alagamentos se as chuvas aumentarem.

Rio Santo Antônio (São Luiz do Quitunde): Nível em 434 cm às 16h, com risco de transbordamento ainda na noite desta segunda-feira.

Rio Manguaba (Porto Calvo): Subindo, com 249 cm às 16h. Risco elevado de transbordamento.

Rio Camaragibe: Requer atenção em trechos baixos nos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe.

Lagoa Manguaba (Marechal Deodoro): Em elevação, com 217 cm, aproximando-se da cota de transbordamento de 270 cm.

Lagoa Mundaú (Maceió): Também subindo, com 78 cm, e perdendo sua oscilação natural, o que aumenta o risco de transbordamento.