Desde 2023, ano do lançamento do Banco da Mulher Empreendedora, o público feminino tem mais oportunidades de construir uma história de sucesso. Graças ao programa, os sonhos estão saindo do papel e se tornando realidade para milhares de mulheres residentes na capital alagoana. 

Em 2025, o Banco da Mulher Empreendedora oferece 300 vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica que desejam iniciar ou impulsionar o próprio negócio.  As interessadas podem se inscrever por meio do site bancodamulher.maceio.al.gov.br. As inscrições vão até o dia 25 de maio pela Internet.

Equipes da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania de Maceió (Semuc) prestam assistência para as inscrições, de forma presencial, durante as ações do programa Brota na Grota, até o dia 23 de maio.

“Levar o Banco da Mulher Empreendedora para o Brota na Grota é mais do que oferecer crédito. É abrir caminhos para que mulheres de todas as regiões de Maceió possam impulsionar seus negócios e transformar suas realidades. A Semuc está presente porque acredita na força dessas mulheres e no poder da autonomia financeira como ferramenta de cidadania e desenvolvimento”, destacou a secretária municipal da Mulher, Sarah Nunes.

Autonomia

Bárbara Melissa é mãe solo de duas crianças e está desempregada há quatro anos. Foi obrigada a sair do mercado de trabalho para se dedicar à criação dos filhos. Para ter uma renda e sustentar a família, há cinco meses, decidiu dar um passo na vida profissional e começou a vender doces e salgados de forma on-line. Para impulsionar o próprio negócio, foi até o Brota na Grota para realizar a inscrição no Banco da Mulher Empreendedora.

“Resolvi colocar o talento para jogo. Sempre gostei de cozinhar, comecei a fazer trufas tradicionais e gourmet, doces, salgados e buquê de flores com cetim. Consegui unir o útil ao agradável, trabalhando em casa. Quem deseja conhecer meu trabalho pelas redes sociais, meu Instagram é @rosas_da_baby”, contou.

Em três edições do Banco da Mulher Empreendedora, foram beneficiadas 4.132 mil mulheres. O programa oferece um auxílio financeiro no valor de R$1.200,00, que são investidos na compra de insumos.

“Estou querendo comprar material que fique fixo. São formas para bolo, bico de confeitar, forno, prateleiras para organizar os materiais e uma batedeira, porque faço tudo na mão. Aos poucos, quando eu for ganhando mais clientes, vou investir nos ingredientes e na reforma do meu espaço para trabalhar”, diz Bárbara.

As políticas públicas em prol das mulheres refletem uma mudança significativa em Maceió, principalmente na busca por mais independência, empoderamento e liderança de seus próprios negócios.

“O primeiro passo para a gente conseguir crescer na vida e ter o próprio negócio é o empurrão. Então, nada melhor do que um programa gratuito que nos oferece uma oportunidade de investir no nosso trabalho. O meu sonho é sair do aluguel, dar um lar para os meus filhos e chamar de meu. Para mim, já é um avanço ser reconhecida no meu bairro e trabalhar com qualidade sem deixar meus filhos de lado”, pontuou a empreendedora. 

Andressa Maria produz laços e também  fez a inscrição no Banco da Mulher. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió

Quando estava no atendimento para se inscrever na nova edição do Banco da Mulher Empreendedora, Andressa Maria revelou emocionada que é mãe de cinco filhos e encontrou um meio de vencer a depressão pós-parto e a ansiedade com a produção de laços. “Eu nunca foquei em trabalhar porque tenho cinco filhos e sempre cuidei deles. Eu tentei voltar várias vezes, mas sempre desistia quando a recaída chegava, minhas mãos tremiam”, relembrou.

Com a ajuda da irmã e do esposo, Andressa procurou tratamento médico e, aos poucos, começou a comprar fitas, agulhas e colas para começar a vender os produtos e parou mais. “Tenho muita fé que vou conseguir o auxílio, porque sei que vou investir no meu sonho e vai ser a cura total da minha ansiedade. Eu estou emocionada porque é gratificante ver que várias mamães estão aqui tentando uma oportunidade de trabalho para sustentar os filhos”, finaliza Andressa. 

Quem deseja encomendar laços produzidos pela Andressa, pode acessar o Instagram @andre_ssa2603 para fazer a compra.