Romilton Antônio Paulino, conhecido artisticamente como Romilton Júnior, nasceu no dia 18 de setembro de 1952 na Cidade de Palmeira do Índios/AL, e durante várias décadas atuou no rádio arapiraqe4unse com destaque na Rádio Novo Nordeste AM.
Romilton tem na pluralidade artística a sua principal referência e superação, tendo realizado em seu extenso currículo artístico as seguintes atividades: cantor, compositor, poeta-cordelista, radialista, animador de eventos, gravação de comerciais e chamadas ensaísta teatral, entre outras atividades artísticas-culturais. No rádio se desatacou como excelente noticiarista com excelente voz e dicção perfeita
Foi um dos fundadores do Movimento Cultura Estudantil –(Moce) importante movimento cultural de nossa Cidade. Como compositor teve músicas de sua autoria gravadas pelo comunicador e cantor Alves Correia e pelo cantor românico Sandiel Júnior que continua atuando no cenário artístico com vários CDs gravados. Teve a oportunidade de fazer a abertura de shows de diversos artistas de sucesso nacional, a exemplo de Sarajane em Arapiraca.
Como radialista ficou conhecido por sua irreverência no comando de diversos programas populares dedicados à música regional. As principais emissoras de rádio que ele atuou foram: Rádio Sampaio AM (Palmeira dos Índios) – em 1973; Rádio Novo Nordeste AM – de 1976 a 80 / 1982 a 83 e Rádio Cultura AM – de 1992 a 1993 (Arapiraca); Rádio Jornal Centro-Sul AM (Iguatú/CE), e em várias emissoras comunitárias de Arapiraca.
Segundo Romilton um dos mais marcantes papéis que ele interpretou foi o de “diabo”, na peça “Paixão de Cristo” – que continua sendo apresentada todos os anos no Morro Santo da Massaranduba.
Soneto de sua autoria – 30 de Outubro
É o grande dia na história
De nossa comunidade
É data magna e altaneira
É símbolo de liberdade desta gente hospitaleira.
Se não com um grito histórico
Mas com muita bravura e fé
No 30 da emancipação
Saudamos Esperidião e brindamos Manoel André.
Á você, o descobridor
Á ele, o emancipador
Deste torrão varonil.
O arapiraquense agradece
E humildemente oferece
A cidade que mais cresce no Nordeste do Brasil.
Romilton Júnior faleceu em Arapiraca em 27 de outubro de 2011, após sucessivos problemas de saúde aos 39 anos. Deixou um valioso legado de cultura, simplicidade e talento para as novas e futuras gerações de Arapiraca e Alagoas.
*Este texto é parte integrante do meu livro Arapiraca Centenária - Ontem e Hoje, já disponível e que será lançado em breves dias