A Ordem do Advogados do Brasil seccional Bahia (OAB/BA) suspendeu o registro profissional do advogado e influenciador João Francisco de Assis Neto, que está preso por violência doméstica contra a ex-companheira, desde abril deste ano, em Maceió.
A decisão foi oficializada no dia 8 de maio, pela Turma Especializada para Processamento e Julgamento de Suspensão Preventiva, da OAB Bahia — seccional de origem do advogado e executada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da instituição. A validade da da suspensão é de 90 dias.
Devido a decisão, João Neto fica impedido de exercer a profissão na Bahia e em Alagoas, onde suspensão tem inscrição suplementar. O advogado foi intimado a entregar o documento de identificação da ordem em até 48h.
Leia a nota da OAB/BA, na íntegra:
"NOTA
O advogado João Neto teve o registro na OAB/BA suspenso pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da referida seccional, conforme consulta ao Cadastro Nacional de Advogados (CNA).Com a referida suspensão, o advogado fica impedido de exercer a profissão também em Alagoas, onde tem inscrição suplementar."
O caso
O advogado criminalista João Neto, de 47 anos, teve a prisão preventiva decretada na manhã do dia 15 de abril durante audiência de custódia, após ser acusado de agredir violentamente sua companheira, de 25 anos, dentro do apartamento onde moravam, no bairro da Jatiúca, em Maceió.
De acordo com o relato da vítima à polícia, essa não foi a primeira vez que ela sofreu agressões por parte do companheiro. Na noite de segunda-feira (14), o casal assistia televisão quando a mulher se levantou e foi até o quarto. Nesse momento, segundo o boletim policial, o advogado iniciou uma série de agressões físicas — incluindo socos, chutes e empurrões — que deixaram lesões graves em seu rosto.
A prisão em flagrante ocorreu nas imediações de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a vítima buscava atendimento médico. João Neto foi localizado pela polícia nas proximidades da unidade de saúde, em uma motocicleta.
Segundo a mulher, o casal havia se mudado recentemente para o apartamento na Jatiúca, que ainda passava por reformas. Ambos vieram da cidade de Arapiraca, no agreste alagoano.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi notificada, já que o acusado é um profissional da advocacia.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DA1), que instaurou um inquérito por lesão corporal no contexto de violência doméstica.
Quem é João Neto?
João Neto é advogado criminalista, mestre em ciências criminais, ex-agente da Polícia Militar da Bahia (PM/BA) e influenciador, que conta com mais de 2 milhões de seguidores. Nas redes sociais, ele compartilhava análises sobre casos criminais famosos, participações em podcasts e programas de televisão.
O influenciador, expulso da PM/BA após se envolver em uma briga de trânsito com a esposa de um coronel, também ganhou visibilidade por apoiar o ex-coach Pablo Marçal durante sua candidatura à Prefeitura de São Paulo.
Em 2024, voltou a chamar atenção ao agredir um colega com um soco durante uma audiência de conciliação no Juizado Especial Criminal e do Torcedor, em Maceió.
Em 2020, quando ainda era dono de um pequeno mercado em Maceió, o advogado João Neto presenciou uma tentativa de assalto enquanto operava o caixa. Dois homens armados entraram no estabelecimento e anunciaram o crime.
Câmeras de segurança registraram o momento em que um dos assaltantes aponta uma arma e dispara contra um funcionário. Em reação, João Neto saca uma arma que carregava no bolso e atira contra o agressor, que morreu no local. O segundo suspeito conseguiu fugir.
Já nas redes sociais, em uma de suas publicações mais famosas, chegou a comentar sobre a condenação de Daniel Alves por estupro.
“A cara de felicidade do advogado ao ouvir o cliente dizer: ‘Fui eu, doutor’… e ainda assim conseguir convencer o próprio cliente — e a Justiça — de que não foi ele! Alvará expedido, o cliente será solto, a família fazendo o pix”, escreveu em uma publicação.
Além disso, o influenciador também usa seu perfil para compartilhar a vida pessoal e dar conselhos religiosos. Há pouco tempo, ele compartilhou com os seguidores a compra de um apartamento em São Paulo.
“Sou profundamente grato por cada conquista, pois sei que não advêm do acaso, mas da graça misericordiosa de Jeová, que honra a fé e exalta os que nele confiam”, escreveu na ocasião.
Câmeras registraram suposta agressão
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o advogado criminalista João Neto, supostamente, agride uma mulher de 25 anos no corredor de um prédio no bairro da Jatiúca, em Maceió, na noite de ontem. Vizinhos relataram ter ouvido gritos e acionaram a polícia.
Nas imagens, o influencer aparece tentando impedir que a mulher deixe o apartamento, a agride fisicamente e, em seguida, ela começa a sangrar. O advogado ainda tenta conter o sangramento com um pano. Apesar de presenciarem a cena, os vizinhos não intervieram.