A Senadora Dra. Eudócia (PL-AL) participará do lançamento da Exposição Prematuridade, que será exibida no Espaço Galeria Senado do Senado Federal. A inauguração solene da mostra ocorre às 14:30 da próxima terça-feira (13). A exposição estará aberta de segunda-feira (12) a sexta-feira (16). Esta iniciativa da senadora Dra. Eudócia conta com o apoio da ONG Prematuridade.com, uma organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e suas famílias no Brasil.
A amostra tem como objetivo sensibilizar parlamentares e a sociedade civil, apresentando painéis com dados sobre a prematuridade no país, materiais informativos sobre as causas e consequências dos partos prematuros, e conteúdos sobre os direitos dos bebês prematuros, como o calendário vacinal diferenciado e a necessidade de acompanhamento interdisciplinar após a alta hospitalar.
A senadora Dra. Eudócia (PL-AL) enfatiza a urgência de discutir o tema. “Recentemente, recebi a coordenadora de políticas públicas da ONG Prematuridade, Suellen Martins, e debatemos sobre as necessidades de políticas públicas para bebês prematuros no Brasil. Este é um tema sensível que exige atenção do Congresso Nacional, para criarmos políticas efetivas que atendam as necessidades dos bebês prematuros e suas famílias”, ressaltou.
Conscientização
Dados dos organizadores revelam que cerca de 12% dos bebês nascem prematuros no país, totalizando aproximadamente 300 mil partos prematuros por ano. A prematuridade é a principal causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos em todo o mundo e pode deixar sequelas que demandam cuidados permanentes, impactando tanto os sistemas de saúde quanto as famílias.
Você Sabia?
Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Estatísticas indicam que um em cada dez bebês nasce prematuro no mundo. Crianças prematuras são mais vulneráveis a doenças e a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil, conforme dados da OMS de 2023.
Nascimento antecipado exige cuidado redobrado.
