Um grupo de suplentes de deputado estadual liderados por Leo Loureiro, está se organizando para participação nas eleições para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) em 2026 pelo PDT, partido liderado pelo vice-governador Ronaldo Lessa.
O partido não é a única opção do grupo para o processo do ano que vem, mas dirigentes petistas gostaram da ideia de receber um ‘chapão’ já pronto para as eleições. O PDT teve dificuldade para formar uma chapa em 2024, e conseguiu eleger um vereador na capital - Aldo Loureiro.
A ponte entre o PDT e o grupo, aliás, vem sendo feita por Loureiro, que deixou o PP de Arthur Lira em 2024 e filiou-se aos trabalhistas. Um dos líderes do chapão dos suplentes é justamente seu primo, ex-deputado estadual Léo Loureiro, que em 2022 ficou na suplência do MDB.
O grupo vem se articulando desde janeiro, e pretende resistir às pressões pré-eleitorais e seguir firme até as eleições de 2026. Se o projeto for mantido, as avaliações internas indicam que uma futura chapa pode fazer entre dois a três estaduais.
Além de Léo Loureiro, outros ex-deputados e suplentes compõem o grupo, como; Davi Maia, Tarcizo Freire, Nelito Gomes de Barros e Edval Gaia. Outros nomes também foram convidados e podem integrar o coletivo brevemente