A eleição para deputado federal em Arapiraca em 2026, terá um cenário totalmente oposto a eleição 2020. Com a possibilidade do deputado federal Arthur Lira (PP) disputar uma das duas vagas para o Senado, o direcionamento da sua votação para a Câmara dos Deputados em 2026  será uma grande dúvida. 

Se indicar o filho, Álvaro Lira, tem chance de eleger, no entanto, causa problemas nos apoios para candidatos à Câmara dos Deputados na sua pretensão para o Senado.

 

Expectativa quando a divisão entre o grupo dos Nezinhos e o prefeito Luciano Barbosa

 

Outra grande expectativa do eleitorado do segundo colégio eleitoral do Estado, está relacionado a divisão desde julho do ano passado, entre o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e o grupo do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).

Em 2022, Ricardo apoiou a eleição deputado federal Daniel Barbosa (PP), que foi o mais votado em Arapiraca, obtendo 33.672 votos. Ricardo Nezinho foi o mais votado em Arapiraca, com 25.672 votos.

O segundo mais votado em Arapiraca na eleição 2020, foi o ex-deputado federal Severino Pessoa (MDB) com 8.836 votos e o terceiro o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) que obteve 7.207 votos. 

Em 2026 essa votação de Gaspar pode cair consideravelmente em Arapiraca, segundo analistas políticos. Um dos aliados é o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Thiago ML, que consegui se reeleger com dificuldade e perdeu bases eleitorais a exemplo da Vila São José. Na antiga Lagoa do Rancho a liderança maior atualmente e o vereador Aldo Veiga (MDB) aliado do prefeito Luciano Barbosa. 

Em 2026, Ricardo Nezinho vai para a sexta reeleição para a Casa de Tavares Bastos, e deve apoiar um outro nome para a Câmara dos Deputados que pode ser o empresário e ex-deputado estadual e empresário Marcelino Alexandre. 

Daniel Barbosa pela sua atuação no Congresso Nacional na disponibilidade de emendas para construção de creches, reforma e construção de escolas de tempo integral e obras estruturantes, como base no capital político eleitoral do prefeito Luciano Barbosa tem caminho asfaltado para continuar no Congresso Nacional, no entanto, precisa capitalizar votos em outros municípios de Alagoas.