O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo boletim apontando Alagoas como um dos três estados do Nordeste que podem enfrentar problemas devido às chuvas que caem nesta terça-feira (6).

Segundo a publicação de riscos geo-hidrológicos, é considerada moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Maceió, devido à previsão de de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte. 

Desta forma, há a possibilidade de ocorrência de  inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.

Nessa segunda-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas para 27 municípios alagoanos, incluindo Maceió. O aviso começou à meia-noite de hoje é válido até às 10h.

Estão sob alerta os seguintes municípios: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Japaratinga, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, Teotônio Vilela.

O alerta amarelo, classificado como perigo potencial, prevê chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.