A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das ISTs, segue intensificando as ações educativas e ampliando o acesso a duas das principais ferramentas de prevenção ao HIV, com a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

Ambas as estratégias fazem parte da chamada prevenção combinada, política preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que integra diferentes formas de proteção à saúde sexual.

A PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas sexualmente ativas, antes de qualquer exposição ao vírus, reduzindo em até 99% o risco de infecção pelo HIV quando utilizada de forma correta.

Já a PEP é voltada para situações emergenciais e deve ser iniciada em até 72 horas após uma possível exposição ao HIV, como em casos de violência sexual, relação sem preservativo ou acidentes com material biológico. O tratamento tem duração de 28 dias e é igualmente eficaz quando iniciado a tempo.

“A PrEP está disponível em Maceió no Bloco I - Pam Salgadinho, na Clínica da Família João Fireman e na Unidade de Telessaúde Caetés. A PEP pode ser encontrada nas UPAs do Trapiche, Santa Lúcia e Benedito Bentes e no Hospital Escola Hélvio Auto, em casos de acidente de trabalho”, afirma a coordenadora do Programa de ISTs da SMS, Dayana Tenório.

Para iniciar a PrEP, é necessário fazer uma testagem rápida para HIV, além de outros exames complementares. No caso da PEP, o ideal é procurar o serviço de saúde imediatamente, após a situação de risco, dentro do período máximo de 72 horas, para garantir a eficácia da medicação.

A SMS reforça que o combate ao HIV/AIDS passa pelo acesso à informação, acolhimento e prevenção. Além da oferta da PEP e PrEP, a rede municipal de saúde realiza ações educativas constantes e garante atendimento integral para o diagnóstico e o tratamento de ISTs.

“A prevenção é um ato de cuidado e consciência coletiva. Ampliar o acesso à PEP e à PrEP é uma forma de promover saúde e dignidade para todos”, completa a gerente da Unidade de Telessaúde Caetés, Lílian Carnaúba.

Serviço:

PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

Indicação: pessoas a partir de 15 anos, com vida sexual ativa e risco de infecção.

Onde encontrar:

Bloco I do Pam Salgadinho (Poço);

Clínica da Família João Fireman (Jacintinho);

Unidade de Telessaúde Caetés (Benedito Bentes).

PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao HIV

Indicação: até 72h, após situação de risco (violência sexual, relação sem preservativo, acidente ocupacional).

Onde encontrar:

UPA Trapiche;

UPA Benedito Bentes;

UPA Santa Lúcia;

Hospital Escola Hélvio Auto (Trapiche da Barra) - para acidentes de trabalho.