Entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, a Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá realizar a maior ação gratuita de consultas, exames e cirurgias do Agreste alagoano. O projeto, denominado “Um Passo a + na Saúde”, busca ampliar o acesso da população aos cuidados em saúde e levar serviços de qualidade para toda região. Das 8h às 17h, os girauenses podem se dirigir à Praça de Eventos Vereador Elói Cabral – próximo ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – para participar da programação.
Segundo a pasta, para alguns procedimentos, o moradores precisam ter o encaminhamento agendado pelo agente de saúde, junto à sua Unidade Básica de referência. No entanto, outros serviços podem ser utilizados de maneira espontânea, seja consultas ou exames.
A ação, realizada em parceria com o Instituto Santa Bárbara (ISBA) e laboratórios clínicos, irá ofertar consultas em pelo menos nove especialidades, incluindo: oftalmologia, cardiologia, ginecologia, dermatologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, pediatria e gastroenterologia.

No âmbito dos exames, serão disponibilizados serviços de alta complexidade, como ressonâncias, tomografias, endoscopias, colonoscopias, eletrocardiogramas, além dos exames laboratoriais. Já quanto às cirurgias, haverá marcação de procedimentos de hérnia inguinal, epigástrica e umbilical, além de laqueaduras, histerectomias e outros procedimentos.
Girau já realizou outras campanhas desse tipo, mas a expectativa de público para esta edição é ainda maior devido à ampla quantidade de serviços ofertados. O objetivo principal, segundo o secretário de Saúde, Jarbinhas Barros, é simplificar o acesso e auxiliar os trabalhos nas 16 UBS do município. A prefeitura já garante agilidade no agendamento de cirurgias odontológicas e outras demandas simples por meio do Zap da Saúde, e agora amplia a oferta com programações voltadas ao atendimento especializado.
“Assim como na implementação do atendimento virtual e da extensão de horários nas unidades, o projeto agrega na oferta de consultas e procedimentos importantes. Essa ação vai trazer mais conforto aos usuários do serviço público municipal e do Sistema Único de Saúde. A ideia é zerar filas, estimular a procura e facilitar o cotidiano de quem não consegue ir regularmente à sua unidade de referência”, afirmou Jarbinhas Barros.
A prefeitura reforça que todos os procedimentos serão ofertados para moradores da zona urbana e rural. Os serviços contemplam jovens, adultos, idosos e crianças. Durante a ação, os procedimentos mais complexos — incluindo as cirurgias — serão marcados para atendimento pela Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde.










