O advogado Valério Beltrão celebrou, nesta quinta-feira (27), um passo importante na luta contra o câncer colorretal com ângulo hepático ao tocar o sino da Santa Casa Cancer Center, gesto simbólico que marca a evolução no tratamento. Emocionado, ele descreveu o momento como “de muita satisfação e alegria”, ressaltando que a data representa uma vitória construída ao longo de meses de enfrentamento, fé e acolhimento.

Beltrão recebeu o diagnóstico em 5 de junho deste ano e elogiou o trabalho humanizado realizado na unidade que faz parte do complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió. Desde o início, ele foi acompanhado pela navegação da linha oncológica, programa que visa atender as necessidades dos pacientes, identificando, avaliando e abordando possíveis barreiras do cuidado.
“Tudo na vida da gente é aprendizado. E assim como posso dizer, eu venci o câncer, eu sei que tem muitas pessoas aqui, no dia-a-dia, enfrentando também esse momento, passando por essa dificuldade. Mas é justamente pelo sentimento humanizado que a Santa Casa tem, que eu tenho muito a agradecer a instituição desde o começo”, declarou.

“O doutor Carlos Cabus foi quem fez minha colonoscopia e identificou o câncer. No segundo momento, o doutor Claudemiro me atendeu e, de imediato, no dia 11 de julho, mostrou que a cirurgia robótica era o que havia de mais moderno e o melhor para o meu caso. Já o oncologista Divaldo Alencar acompanhou minha quimioterapia. Desde a recepção até a cirurgia, tudo foi muito humanizado”, relatou.
Durante a celebração, Valério aproveitou para reforçar a necessidade de superar preconceitos relacionados ao diagnóstico e ao tratamento oncológico, além da importância da fé e da família. “O câncer tem que acabar com essa coisa de que é sinônimo de morte. O câncer tem cura, ele tem tratamento, desde que você quebre o preconceito e se predisponha a enfrentar. O fator família é muito importante, a fé também. Eu sou muito devoto à Nossa Senhora, e isso foi essencial. O paciente oncológico vai ser o resto da vida paciente oncológico e tem que estar sendo acompanhado pelo médico”, destacou.
A celebração ocorreu no Santa Casa Cancer Center, unidade da Santa Casa de Maceió, inaugurada em 2023 para atender pacientes da saúde suplementar e particulares. Localizado na Avenida Santa Rita de Cássia, nº 100, no Farol (em frente à Igreja de Santa Rita e próximo à Praça Centenário), o centro possui 2.407,20 m² de área construída distribuídos em três pavimentos.
O espaço oferece consultas médicas e multidisciplinares, Day Clinic, exames laboratoriais, biópsia guiada por ultrassonografia, crioterapia, quimioterapia, hematologia e imunoterapia, entre outros serviços. O prédio conta ainda com um subsolo com 28 vagas de garagem, permitindo que o paciente chegue com conforto, comodidade e discrição para consultas e tratamentos.
Para Beltrão, o ambiente acolhedor da unidade fez diferença no enfrentamento da doença. “A Santa Casa é o lugar onde a gente encontrou motivação, onde o tratamento ficou mais leve, onde o fardo se tornou mais leve. Agradeço a todos os profissionais da instituição”, finalizou.










