José Cícero Barbosa da Silva Júnior, conhecido como "Júnior Mendonça" e sobrinho do vereador por Maceió Siderlane Mendonça (PL), solicitou seu retorno ao cargo comissionado que ocupava no gabinete do parlamentar, na Câmara Municipal de Maceió. Ele foi um dos afastados durante a Operação Falácia, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (25).

Além do envolvimento na operação, José Cícero também foi citado em uma publicação no Diário Oficial do Município (DOM) de Maceió em 2023, por descumprimento à Lei Municipal nº 6.378, que trata da proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Na época, ele e outros dois conselheiros tutelares, todos atuantes na Região Administrativa X, localizada no bairro Benedito Bentes I, foram responsabilizados por negligência diante de um caso envolvendo uma adolescente em situação de vulnerabilidade. Segundo as denúncias, a menor estaria frequentando um ambiente associado à prostituição, e mesmo após os relatos, os conselheiros não teriam adotado as providências legais necessárias.

O trecho do DOM que trata do caso destaca: "Considerando que o Colegiado da Região Administrativa X infringiu a Lei Municipal nº 6.378, de 06 de abril de 2015, por não ter tomado as medidas cabíveis, descumprindo seu papel enquanto agente de zelo e proteção aos direitos das crianças e adolescentes".