Escolas públicas e privadas de Alagoas têm até segunda-feira (17) para se inscreverem na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser feito pelo site www.obmep.org.br. Comemorando 20 anos de existência este ano, a OBMEP é considerada a maior olimpíada de conhecimento do país e visa fomentar o estudo da matemática, além de revelar talentos na área, sendo direcionada para estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas serão realizadas em duas etapas: a primeira, em 3 de junho, com a aplicação de uma prova objetiva de 20 questões e, a segunda, em 25 de outubro, com uma prova discursiva de seis questões.

 

 

Os medalhistas, além de receberem as suas medalhas, são convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), que concede bolsas da CNPq aos participantes.

A edição deste ano traz novidades para os professores: além de ganharem diplomas e livros, os docentes receberão uma medalha de ouro especial em reconhecimento ao seu trabalho e também vão concorrer a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.

 

Alago

Em 2024, quase 340 mil estudantes de 884 escolas públicas e privadas de Alagoas participaram da OBMEP- mais de 18,5 milhões em todo o Brasil. Pela rede estadual de ensino, foram 153.380 estudantes e 282 escolas inscritos, o que representa 45,5% do total de alunos e 32% das escolas participantes.

A Rede Estadual de Ensino de Alagoas teve 78 medalhas na edição 2024 da OBMEP. Destes 78 estudantes, 22 conquistaram medalhas tanto na esfera estadual como na nacional – nesta última, competindo com alunos de todo o Brasil.

Destas 78 medalhas, 6 são de ouro, 18, de prata, e 54, de bronze. Já as 22 medalhas da esfera nacional consistem em 3 ouros, 6 pratas e 13 bronzes. Quando somados às 178 Menções Honrosas a nível nacional, o número de premiados da rede estadual sobe para 256.

Ao todo, Alagoas teve 62 medalhas na esfera nacional da olimpíada – 9 ouros, 14 pratas e 39 bronzes – quando somadas as conquistas de escolas estaduais, municipais, privadas e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Quando se contabiliza os melhores desempenhos a nível estadual, Alagoas totaliza 287 medalhas.

A Rede Estadual conta com 35% dos medalhistas a nível nacional e 27% dos medalhistas na esfera estadual.

 

*Com Ascom Seduc