A ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, tem intensificado suas articulações políticas em busca de alianças estratégicas para fortalecer o projeto político do prefeito Luciano Barbosa (MDB) e consolidar a influência da dinastia dos Barbosas. O objetivo principal das movimentações é viabilizar a reeleição do deputado federal Daniel Barbosa (PP) e a eleição do advogado Lucas Barbosa para a Assembleia Legislativa de Alagoas.
Para isso, Célia tem se aproximado de vereadores e lideranças políticas em Palmeira dos Índios, um dos redutos eleitorais mais importantes do Agreste alagoano. Entre os acordos selados, destaca-se o apoio do vereador Pedrinho Gaia, o mais votado na eleição de 2024. Filho do médico e ex-diretor do Hospital Santa Rita, Pedro Gaia, e da ex-vereadora Marta Gaia, Pedrinho tem tradição na política da região e sua adesão ao grupo dos Barbosas foi vista como uma jogada estratégica.
No entanto, apesar de seu currículo eleitoral expressivo, Pedrinho Gaia encontra-se fragilizado politicamente, pois perdeu o suporte do Hospital Santa Rita, que agora está sob nova direção e não lhe dá mais a sustentação política de antes.
Outros acordos fechados
Além de Pedrinho Gaia, a articulação de Célia Rocha garantiu o apoio dos vereadores Jânio Marques e Maxuel Feitosa. Segundo informações de bastidores, esses acordos teriam envolvido repasses financeiros e cargos comissionados na Prefeitura de Arapiraca, como forma de garantir fidelidade ao projeto político liderado por Luciano Barbosa.
Maxuel Feitosa, por sua vez, também não tem mais a força política de antes, uma vez que não comanda mais o Bolsa Família, programa social que lhe garantia influência sobre um grande número de eleitores em Palmeira dos Índios.
Outro nome que passou a integrar o grupo de Célia Rocha foi o ex-vereador Júnior Miranda, que já foi presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios e secretário de Educação na gestão do ex-prefeito Alberico Cordeiro. Miranda já transitou por diferentes grupos políticos da cidade e do estado, mas, atualmente sem mandato, não soma um capital eleitoral expressivo.
Minando as bases de Júlio Cezar
O avanço das alianças fechadas por Célia Rocha em Palmeira dos Índios tem gerado preocupação no grupo do ex-prefeito Júlio Cezar (MDB), que se articula como pré-candidato a deputado estadual em 2026. Palmeira dos Índios é sua principal base eleitoral, e a presença da ex-prefeita na cidade é vista como uma movimentação para enfraquecer sua candidatura.
Recentemente, Júlio Cezar teve uma conversa reservada com o prefeito Luciano Barbosa em seu gabinete no Centro Administrativo de Arapiraca. O encontro sugere que o ex-prefeito tenta manter um canal de diálogo e, possivelmente, conter os avanços das articulações adversárias em seu território eleitoral.
A entrada de Célia Rocha no tabuleiro político de Palmeira dos Índios pode representar um grande desafio para Júlio Cezar. Caso as movimentações da ex-prefeita se consolidem, o ex-gestor pode ver sua candidatura fragilizada antes mesmo do início oficial da campanha.
Enquanto isso, o cenário segue indefinido, com a política palmeirense cada vez mais movimentada nos bastidores.