Seu nome de batismo é Cosme Alves Cordeiro, seu nome artístico foi dado pelo radialista Assis Gondim quando iniciou sua vida profissional na Rádio Novo Nordeste. O início da sua vida no rádio foi na Rádio Rio São Francisco da sua terra natal Penedo cujo nascimento foi no dia 22 de fevereiro de 1958. Filho de Milton Cardoso dos Santos e Ana Maria de Conceição Cordeiro (In memoriam) Pai de seis filhos e avô de dois netos. No dia 01 de outubro de 2000, elegeu-se vereador da cidade de Arapiraca pelo PPL, com 2.755 votos.
No pleito eleitoral do dia 3 de outubro de 2002 no mandado de vereador, elegeu-se deputado estadual pelo PSD, com 24.166 votos.
Atualmente continua exercendo a profissão de radialista, na rádio Gazeta FM – Arapiraca e na TV Oops Canal 10 em Arapiraca.
Com 66 anos bem vividos, Cosme Alves Cordeiro nome artístico, Alves Correia, apaixonado por rádio, já sabia o que seria quando crescesse; profissional das ondas radiofônicas. Consagrado como um dos maiores comunicadores do Nordeste, o penedense Alves Correia, sempre usou a sua autenticidade como ferramenta para as suas audições diárias.
Enquanto outros locutores teimavam e ainda teimam em reproduzir um sotaque, principalmente o sulista, como o “carioquês ou paulistanês”, Alves fazia questão de seu sotaque genuíno, de bom alagoano e nordestino que é.
De zelador a operador de áudio, Alves engatinhava nas ondas do sucesso. E com a falta de Antônio Ferreira, que comandava um programa de Forró, e que fazia muito sucesso na rádio São Francisco, em Penedo, Alves Correia, mesmo sem autorização da direção, comandou o programa inteiro. Um dos diretores da rádio ouviu, gostou e convidou aquele moleque ainda, para continuar à frente do programa, já que o titular iria se ausentar por um bom tempo.
Alves Correia sempre quis ser diferente. Por ser autêntico, tornou-se diferente e popular. Como ele mesmo relembra em depoimento dado para o Jornal de Arapiraca; “eu queria ser diferente, fui confundido até com o coronel Ludugero. Mas sempre quis ser diferente”.
Você imagina que pra fazer sucesso àquela época, todo mundo falava carioca e paulista. E eu pensava; tô perdido. A minha aceitação se deve pôr eu manter as minhas raízes, falando como fala o alagoano, como fala o nordestino. Nunca abri mão disso”, afirmou Alves Correia.
Saiu da sua cidade natal, ainda muito jovem. Veio para Arapiraca, pois ficou sabendo da instalação da moderníssima rádio Novo Nordeste. Ali passou por diversas áreas da rádio. Redação, operador de programas diários, quando Assis Gondim, radialista consagrado, perguntou se o Alves Correia gostaria de ser apresentador.
Ele aceitou na hora, e relembra do amigo e padrinho com muito carinho e respeito. “Foi o Assis Gondim que me ensinou os segredos da profissão. Isso eu devo a ele, e sou muito grato por ele ter acreditado em mim”, revelou Alves Correia.
O circo é outra paixão de Alves Correia. Multitalento, ou seja, compositor, cantor, locutor e animador, Alves congrega toda a sua arte para o entretenimento e informação da sociedade alagoana. Dono de uma audiência estrondosa, os mais cultos ainda estranham tanto sucesso, porém, a popularidade desse cidadão, entre o povão, ultrapassa as fronteiras do Estado de Alagoas.
Em Maceió, o seu sucesso fulminante foi sedimentado por seus espetáculos em casas de eventos, circos e seus programas diários de rádio.
Pai de seis filhos e avô de oito netos, Alves Correia, dedicou-se à política, seus espetáculos, e os programas diários, que têm a audiência da maioria do povo alagoano. Perguntado sobre o seu futuro, Alves responde que não vai mais se candidatar a nenhum cargo público, e que agora, já realizado, tem na sua família todo o foco da sua atenção.
“Nunca pensei que conseguiria tanto sucesso e prestígio junto aos meus ouvintes. Agradeço a Deus, aos meus amigos que sempre confiaram no meu trabalho, e à minha esposa Giselda e meus filhos, que sempre estiveram ao meu lado, mesmo nas horas mais difíceis. Meus pais também foram muito importantes na minha vida e na minha realização profissional. Pense em dois fãs que eu tinha, meu saudoso pai e minha queridíssima mãe”, disse Alves.
Continua, “Sou um homem realizado, e a única coisa que busco na minha vida, hoje, é a paz que eu gosto de ter. Tenho muito orgulho da minha profissão e do meu jeito de ser. Nunca renunciarei às minhas raízes”, afirmou ele, Alves correia.
Com 66 anos, Alves Correia, com certeza, seja o comunicador mais conhecido e assistido e ouvido de Alagoas, pois, seu talento ultrapassa as ondas do rádio. Artista completo e homem íntegro, Alves Correia espera ainda, contribuir para o desenvolvimento Sociopolítico, e da comunicação do seu estado natal, Alagoas.
Com muito humor descontração e precisão nas suas notícias, o comandante do “Programa Derrubado”, como ele mesmo denomina o seu horário, este cidadão alagoano e nordestino, ainda nos dará muitas alegria e motivos para reflexões, com seu noticiário diário.
*Este texto é parte integrante do meu livro Arapiraca Centenária – ontem e hoje, que será lançado em breves dias. O lançamento dessa obra que conta a história de Arapiraca, a sua identidade, pujança, economia destaca vultos ilustre que contribuíram para o desenvolvimento da Capital do Agreste alagoano, contou com o apoio do governador Paulo Dantas através da secretária de Estado da Comunicação Secon.
