Nessa segunda-feira, 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público. Em homenagem à data, o CadaMinuto traz alguns relatos de amor à profissão em Alagoas. São histórias de mulheres dedicadas há mais de 40 anos ao serviço público que, embora já possam se aposentar, não pensam em deixar o trabalho nem tão cedo. 

A reportagem especial traz também a programação do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió para os últimos dias do mês do servidor.

“Servir e amar”

Tânia Maria de Carvalho Veras, 72 anos, é servidora pública há 45 anos. Ela iniciou sua jornada em 1979, ou seja, há 45 anos. “Comecei na então Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal), quando só existia o curso de Medicina. Hoje é a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), onde sou gestora pública e exerço o cargo de chefia da biblioteca”, contou.

Considerada uma das pessoas mais conhecidas da Uncisal, Tânia revela que tem o que chama de “história de amor com a instituição” e acrescentou que durante todo esse período a universidade lhe deu e dá alegria e felicidade. 

“Servir e amar é um lema constante na minha trajetória aqui. Construí laços de amizade com tantos ‘filhos’ espalhados por esse Brasil afora. É assim que chamo os estudantes, considero meus filhos”, prosseguiu. 

Tânia comentou que a cada dia é motivada para ser feliz na casa que a acolheu há mais de quatro décadas. “Minha satisfação em ser servidora pública é tão grande que ainda continuo trabalhando e servindo à minha instituição”, concluiu.

Fonte de inspiração

Professora da rede municipal de Maceió há 40 anos, Janaína Laurindo, conhecida como Jana, de 58 anos, começou sua trajetória no serviço público na capital aos 18 anos, após ser aprovada no concurso público da Prefeitura de Maceió.

Por meio da assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a servidora afirmou: “Meu trabalho vai além de uma fonte de inspiração. É uma terapia”. 

Ela contou que foram 30 anos de dedicação à sala de aula, formando milhares de cidadãos  no Ensino Fundamental, na  Educação Infantil e na  Educação de Jovens, Adultos e Idosos, além de atuar também  como coordenadora pedagógica.  Hoje, ela trabalha na Diretoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, na sede da Semed, sendo responsável por toda a parte de logística das formações para os docentes.

Mesmo já estando apta à aposentadoria, Jana afirmou não pretende se afastar do trabalho nem tão cedo: “O meu trabalho vai além de uma fonte de inspiração. É uma terapia, me faz bem. O trabalho na educação pública me traz prazer, alegria e me proporciona o convívio com as pessoas que eu gosto”, explicou.

Para Janaína, um dos maiores desafios ao longo dos 40 anos de serviço público, tem sido mostrar à sociedade que o funcionalismo público é importante e que, quando se trabalha com amor e dedicação, as dificuldades são superadas.

Já as maiores alegrias ela vivencia quando reencontra ex-alunos, já adultos e bem-sucedidos, porque sente que contribuiu para a formação daquele cidadão: “Essas são as melhores e maiores glórias e gratificações que um docente, um servidor público, pode ter”, finalizou.

Entusiasmo e contribuição

Janilce Marinho do Bomfim, conhecida carinhosamente por colegas e amigos como Nicinha, de 67 anos, também da Uncisal, iniciou sua carreira lá em 13 de janeiro de 1982, e desde então, dedicou quatro décadas de sua vida à instituição. 

O que chama atenção, porém, não é apenas sua trajetória de 42 anos, mas o fato de que depois de tanto tempo, não se vê aposentada.

Ocupando o cargo de assistente administrativa, Nicinha comentou com entusiasmo que ainda se sente útil e capaz de contribuir com o serviço público:

"Sinto que ainda tenho muito a oferecer, ainda posso contribuir com minha experiência e com o que aprendi ao longo dos anos e me retirar não faz parte dos meus planos por enquanto", afirmou a servidora, demonstrando, em suas palavras, o amor que tem pelo trabalho e pela instituição.

Prefeitura de Maceió

Dentro da programação do Mês do Servidor, a Prefeitura de Maceió contou com palestra sobre o Outubro Rosa, festa em Jaraguá e, nesta segunda, realiza um show de humor, na AABB, na Pescaria, a partir das 18h. 

Já entre os dias 11 e dia 15 de novembro serão realizados os Jogos de Verão dos Servidores, cujas inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro.

Os jogos serão disputados no período de 11 a 15 de novembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Pescaria. A abertura das competições está marcada para começar no dia 11, às 13h e o evento terá disputas nas modalidades futebol, futsal, futevôlei, handebol, vôlei de quadra, tênis de mesa, queimado, xadrez e dominó. 

Governo do Estado

Entre as diversas atividades programadas pelo Governo do Estado estão a Caminhada Rosa, Jogos e Corrida dos Servidores, outorga da Medalha Silvio Carlos Luna Vianna e o XVI Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, que acontecerá do dia 30 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Convenções, com a presença de 400 servidores do Poder Executivo.

No dia 02 de novembro acontece a Caminhada Rosa, às 15h, no Estádio Rei Pelé. Também será realizado o II Fórum Estadual de Gestão Pública: Inovação na Gestão Pública, nos dias 4 e 5 de novembro, no Hotel Ritz. 

No dia 7 de novembro será realizada a abertura dos Jogos dos Servidores, no Estádio Rei Pelé, por meio da entrega das credenciais aos chefes de delegação dos órgãos. Os jogos acontecerão de 8 de novembro até 8 de dezembro, dia em que ocorre a Corrida dos Servidores, que acontecerá na orla do Jaraguá.

O encerramento acontecerá no dia 20 dezembro, com a solenidade de entrega da Outorga da Medalha Silvio Carlos Luna Vianna, no Hotel Ritz.