Impedido após decisão do STF que proíbe reeleições sucessivas para um mesmo cargo, o presidente da Câmara de Maceió, Galba Netto (PL), tem condição política para comandar a sua sucessão, dizem fontes.
Além de ajudar na escolha de alguém da situação para a presidência no biênio 2025/2026, ele mesmo pode ocupar um cargo na Mesa (1ª secretaria?) que lhe dê o poder da 'caneta na mão".
Mas caso recorra ao Judiciário para ser candidato questionando se a decisão do STF vale apenas a partir de 2023, pode implodir o grupo que ele e o prefeito JHC (PL) lideram.
Fontes envolvidas dizem ainda que o presidente da Câmara de Vereadores precisa ter prudência e maturidade política para não deixar o prefeito em situação delicada, tendo que se posicionar.
E o que deve ser feito é reunir os vereadores da situação para escolher os membros da futura Mesa Diretora, com o prefeito querendo certamente alguém da sua base política.
De acordo com fontes da Câmara, já a oposição deve estimular outras candidaturas para desagregar a situação, roteiro que parece estar em prática.