O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), considera oficializar publicamente, em breve, o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu candidato para a sucessão na liderança da Casa.
Mais cedo, Lira participou de uma celebração do aniversário de Motta na Câmara. O deputado do Republicanos publicou foto do encontro em suas redes sociais.
Nos últimos meses, a disputa pela sucessão de Lira na presidência da Câmara dos Deputados vinha se desenhando com três pré-candidatos principais: Marcos Pereira (Republicanos-SP), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).
Elmar, favorito entre os pares e visto como o nome mais forte para receber o apoio formal de Lira, era apontado como o candidato mais provável, com a expectativa de que o anúncio ocorresse até o fim de agosto.
No entanto, o cenário sofreu uma reviravolta com a entrada de Hugo Motta (Republicanos-PB), que corria por fora desde o último ano, mas cuja participação desestabilizou o equilíbrio pré-estabelecido.
A movimentação em torno de Motta deflagrou uma operação de Lira para tentar construir uma candidatura de consenso, reunindo-se com líderes partidários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em busca de uma composição que agradasse a todas as frentes. Contudo, essas articulações não surtiram efeito imediato, e o presidente da Câmara adiou a escolha do seu candidato.