Como parte do compromisso em assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes em Alagoas, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), sob a liderança da secretária Tereza Nelma, participou de eventos junto ao Governo Federal e tem intensificado as articulações de políticas públicas de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.

Mais de 200 profissionais de 63 municípios alagoanos participaram da Formação Continuada para o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em parceria com a Escola de Conselhos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A qualificação foi direcionada a conselheiros tutelares e de direitos, profissionais da educação e da assistência social.

Segundo a secretária Tereza Nelma, “qualificar e fortalecer a rede de proteção é fundamental para garantir que nenhuma criança ou adolescente tenha seus direitos violados. Estamos preparando profissionais para atuarem com firmeza e sensibilidade diante das situações de violência e vulnerabilidade”.

A capacitação, que se trata do módulo 1, está estruturada em quatro etapas – duas presenciais e duas online –, com conclusão prevista para outubro. Ao todo, a formação conta com quatro módulos temáticos, reforçando a continuidade da política de proteção integral.

Tereza Nelma destacou ainda a relevância do processo: “Essa formação não é apenas um curso. É um pacto pela infância e pela juventude de Alagoas. Estamos unindo esforços para que cada conselheiro e cada profissional da rede se torne um agente de transformação na vida das nossas crianças”.

Entre as atividades já em andamento para o combate a todo o tipo de violência infantojuvenil, a Secdef também contribui com o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).

Para a secretária, essa integração é essencial: “Não podemos admitir que nossas crianças vivam sob ameaça ou em situação de medo. O Estado de Alagoas, junto ao Governo Federal, está comprometido em construir uma rede de acolhimento e proteção firme e permanente”.