A partir desta segunda-feira (09), 40 delegações estrangeiras participam do G20, que será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, até o dia 13 de setembro. O intuito das reuniões é discutir o futuro da economia digital no mundo.  

O G20 é um fórum internacional que reúne os 19 maiores países em termos de Produto Interno Bruto (PIB), além de incluir a União Europeia e a União Africana. O grupo vai reunir ministros e representantes de aproximadamente 40 países para discutir temas como inclusão digital, governo digital e o papel da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.

Serão realizados debates e discussões sobre os principais desafios e oportunidades da economia digital. A programação inclui reuniões técnicas, coletivas de imprensa e a reunião ministerial, que contará com a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Também participam representantes dos Ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Participação de Alagoas

Uma equipe de mais de 40 servidores públicos do estado que atuarão como oficiais de ligação (liaison officers) durante Esses profissionais terão o papel crucial de atender às 40 delegações internacionais previstas para o evento, facilitando a comunicação e a coordenação entre as delegações, o Governo de Alagoas e o governo federal.

A ação, articulada pela Serfi, envolve uma participação ampla de órgãos do estado, entre eles a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o AL Previdência, a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) e a Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris). Esses servidores foram cuidadosamente selecionados e capacitados para garantir a execução eficiente das atividades durante o evento.

O papel do oficial de ligação refere-se ao profissional responsável por mediar a comunicação entre duas ou mais organizações, com o objetivo de coordenar suas atividades, prestando a assistência necessária às delegações estrangeiras, garantindo uma gestão ágil e direta.

“O grande número de servidores estaduais selecionados, em conjunto com o Ministério das Comunicações e o Itamaraty, reflete o compromisso do Governador Paulo Dantas com um corpo técnico de altíssima qualificação, cuja fluência em mais de um idioma é representativa desta capacidade,” destacou o secretário executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso.

Os servidores estaduais selecionados para atuar no G20 passaram por um treinamento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores no dia 29 de agosto, e terão esse treinamento complementado no início da semana do evento, para garantir que estejam plenamente capacitados para atender às demandas das delegações internacionais.

"Estou muito feliz em participar e poder contribuir com a organização do G20, com os Ministérios e delegações exteriores. Isso também mostra o potencial enorme que Alagoas possui, tanto pelos recursos naturais da cidade, quanto pelas pessoas empenhadas em fazer parte, de alguma forma, dessa discussão tão relevante para o cenário internacional", disse Letícia Freire, assistente administrativa da Diretoria de Benefícios Previdenciários do AL Previdência e oficial de ligação no G20.

Além de ser uma experiência inédita no estado, os oficiais de ligação têm demonstrado um alto nível de engajamento com a iniciativa. "A oportunidade de atuar diretamente no apoio a delegações estrangeiras permite não apenas a troca cultural, mas também o fortalecimento de laços institucionais importantes para o Estado. Afinal, a interação constante com autoridades de diferentes países exige agilidade, diplomacia e atenção aos detalhes", salienta Gabriel Prata, gerente de Missões Internacionais da Serfi e oficial de ligação no G20.

O G-20

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O Grupo desempenha papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.

*Com informações da assessoria