Um incêndio atingiu o Ministério da Igualdade Racial, em Brasília, e deixou feridos na manhã desta terça-feira (25). O prédio também abriga equipes de outros ministérios.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vítima sofreu queimaduras no corpo e seis tiveram intoxicação por inalação de fumaça. Elas foram transportadas para um hospital.

O incêndio teria começado após uma explosão em subestação de energia que fica no subsolo do ministério.

Segundo a CEB Ipes, empresa responsável pela subestação, a vítima que sofreu queimaduras é um funcionário terceirizado que realizava manutenção no local.

Outras 24 pessoas foram atendidas no local por terem inalado fumaça e não precisaram ser levadas para o hospital.

Funcionários sofrem com inalação de fumaça

Outras imagens obtidas pela reportagem mostram funcionários deixando o prédio tossindo e cobrindo o nariz (veja vídeo acima).

Questionadas, a Neoenergia (distribuidora) e a CEB Ipes (iluminação pública) negaram inicialmente serem responsáveis pelo equipamento.

Passada uma hora da explosão, a CEB reconheceu ter se confundido e ser a responsável pela subestação.

Onde foi a explosão

O Ministério da Igualdade Racial fica na Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília.

Segundo a CEB Ipes, a explosão na subestação de energia aconteceu durante um serviço de manutenção realizado pelo funcionário terceirizado.

O homem, que não teve a identidade revelada, utilizava o uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados, segundo a empresa.

O que diz o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa sobre o incidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na área externa o Bloco C na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A ocorrência teve início com um curto circuito elétrico em razão de uma intervenção realizada pela CEB IPES na subestação localizada na área externa do lado oeste do bloco C.

Em razão do curto houve um princípio de incêndio que foi debelado pelas equipes de brigada de incêndio do prédio e pelo Corpo de Bombeiros Militar. A fumaça atingiu o interior do bloco C e houve necessidade de evacuação imediata. As equipes responsáveis atuaram de imediato seguindo o protocolo de evacuação.

Um técnico da CEB ficou ferido com mais gravidade e foi conduzido ao hospital, assim como 6 pessoas por inalação de fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros outras 20 pessoas foram atendidas no local. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem no bloco C.

A Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, responsável pela gestão administrativa do Bloco C — que abriga seis ministérios (MGI, MDA, MDS, MIR, MMulheres e MPI) — solicitou aos dirigentes dessas pastas que orientem seus trabalhadores e trabalhadoras a cumprirem a jornada de hoje em teletrabalho.”

Foto de capa: Reprodução TV Globo