O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta segunda-feira (24) que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) deverá iniciar novo ciclo de crédito para obras de infraestrutura na África. A fala foi feita durante visita de Lula a Moçambique, em celebração aos 50 anos de relações diplomáticas entre os países.

Segundo o petista, o BNDES se prepara para voltar a apoiar a internacionalização de empresas do Brasil.

“Estamos trabalhando para o BNDES recuperar a capacidade de financiar a internacionalização das empresas brasileiras”, disse o presidente. Segundo Lula, o fluxo de comércio que o Brasil mantém com Moçambique ainda é muito menor que com outros países de língua português, o que ele considera “injustificável”.

O presidente disse que foram firmados nove acordos em diversas áreas, como desenvolvimento, saúde, educação, empreendedorismo e comércio.

"Moçambique é um país que ainda possui lacunas para cobrir. Seu crescimento depende de portos, estradas, usinas e linhas de transmissão. O Brasil tem empresas dinâmicas com condições de contribuir" para Moçambique, declarou Lula.

O presidente desembarcou em Maputo, capital de Moçambique, no domingo (23) com uma agenda curta. Ele cumpriu apenas um dia de encontro com o presidente Daniel Chapo, além de uma reunião ampliada com ministros para assinatura de acordos de cooperação entre os dois governos.

Em 15 de novembro, Brasil e Moçambique completaram 50 anos de relações diplomáticas. O objetivo da visita de Lula é mostrar a presença e o apoio do governo brasileiro em países em desenvolvimento.