Os bolsonaristas convictos ficaram insatisfeitos com o vice de JHC (PL), senador Rodrigo Cunha, e os lulistas apaixonados com o vice de Rafael Brito (MDB), a vereadora Gaby Ronalsa.
O senador, eleito em 2018 na onda 'Bolsonaro', logo se afastou. Agora é da bancada do governo Lula no Senado. Já a vereadora é uma bolsonarista católica querida pela direita.
Se os vices afastarão ou não o eleitor das urnas não dá pra cravar. Mas há risco que o perfil de ambos possa desestimular os verdadeiros eleitores lulistas e bolsonaristas em Maceió.
Aliás, a cada eleição o eleitor decepcionado se afasta, não aparece para votar, e faz crescer o percentual de abstenções.
Na eleição de 2012, em que houve a vitória de Rui Palmeira, a abstenção foi de 8,50%. Em 2016 foi eleito no segundo turno. A abstenção atingiu 19,96%.
Em 2020, no 1º turno, 25,04% dos eleitores não compareceram às urnas. JHC foi eleito no 2º turno, a abstenção subiu para 27,81%.
Por fim, na eleição de 2022 em que Lula foi eleito presidente e Paulo Dantas governador de Alagoas, 18,52% dos eleitores aptos a votar em Maceió não compareceram às urnas.
EM TEMPO - Uma outra candidatura, a 3ª via, poderia explorar essa discussão - a grave contradição da chapa dos dois principais candidatos - mas hoje ainda não dá pra saber se existe tal alternativa.