O prefeito JHC (PL), candidato a reeleição, está mais do que ciente que o deputado federal Arthur Lira (PP), seu aliado, quer indicar o vice.

O último recado - público - foi dado pelo ex-deputado Davi Davino (PP): "O PP tem de ter candidato majoritário em Maceió. A prefeito ou a vice”, disse ao jornalista Ricardo Mota.

Mas todos sabem que o prefeito quer como vice o senador Rodrigo Cunha (Podemos). Além de ser de sua confiança, se a chapa for vitoriosa, a mãe do prefeito, Dona Eudócia Caldas, assume a vaga de Cunha no Senado.

Se não for atendido, Arthur sabe que não pode brigar ou romper agora, quando o prefeito está no auge de sua força política. Mas o troco poderá ser dado em 2026.

A força central da política alagoana foi mostrada semana passada quando o presidente Lula esteve em Alagoas.  

Em seu palanque ele reuniu líderes políticos - hoje antagônicos - que citaram um ao outro formalmente: Paulo Dantas e os Calheiros X Arthur e JHC.  

O entendimento entre eles, a definição de candidaturas e de alianças, o troco, tudo o que vier a ocorrer no futuro vai depender para onde pender o poder da caneta do presidente Lula da Silva.