O ex-governador do Estado de Alagoas e atual ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) usou a rede social X, antigo Twitter, na manhã desta terça-feira (7) para pedir que os alagoanos fiquem atentos “às orientações das autoridades e tomem as precauções necessárias para garantir a sua segurança e a dos seus familiares”.
“Pessoal, temos previsão de fortes chuvas em Alagoas nos próximos dias. Já estamos mobilizando os responsáveis, atuando no monitoramento”, escreveu o ministro.
“Então eu quero aproveitar essa transmissão ao vivo pra fazer isso pra conversar com todos os alagoanos e colocar essa situação para que a gente em meio a uma chuva muito forte não corra o risco de perder vidas”, alerta em vídeo publicado nas redes sociais.
“Eu tô gravando esse vídeo aqui para dizer isso pra vocês. Se cuide, preserve a sua família, se estiver em área de risco procure um abrigo seguro para você, para os seus parentes mais próximos”, acrescenta.
Inmet emite alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, que representa risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, para Maceió e outras 74 cidades do interior de AL.
Segundo o órgão, o aviso tem início às 07h41 desta terça-feira (7) e tem validade até às 16h deste desta quarta-feira (8).
O Inmet também afirmou que outros dois alertas de chuvas, um na cor laranja, que representa perigo, e outro amarelo, que representa perigo potencial, já estão em vigência em Alagoas.